sábado, 1 de março de 2014

Indicação do Mês: Exame (Exam)

Em pleno carnaval falar sobre trabalho, sobre seleção de emprego?? Bom, por que não!?!?! A Indicação do Mês de Fevereiro está um dia atrasado. Realmente, Carnaval mexe com a nossa rotina. Muda tudo. Mas, aproveitei esse momento oportuno para dar a vocês uma indicação que recebi. Sim, sim, sim! A segunda indicação também é uma indicação. Esta película eu vi em Janeiro e simplesmente mexeu com a minha inteligência. Um filme completamente inofensivo no começo, mas que prova ter um roteiro agonizantemente interessante. E o seu tema é o mais simples possível: uma entrevista de emprego. Com vocês:



Oito candidatos talentosos atingiram uma fase final de seleção para se juntar às fileiras de uma corporação misteriosa e poderosa. Entrando em uma sala sem janelas, um representante dá-lhes 80 minutos para responder a uma pergunta simples. Ele aponta três regras que devem obedecer, ou serão desclassificados: não falar com ele ou o guarda armado na porta, não estragar os seus papéis e não sair da sala. Ele começa o relógio e as folhas são viradas. Os candidatos então percebem que a folha está completamente em branco. Após a confusão inicial tenha abrandado, um candidato frustrado escreve: "Eu acredito que eu mereço...", e é imediatamente expulso por "estragar" o papel. Os restantes logo descobrem que eles estão autorizados a falar uns com os outros, e concordam em cooperar a fim de descobrir a pergunta. No início, tudo são flores. Mas, depois. Está a história de Exam (2009).


Dirigido e escrito por Stuart Hazeldine com roteiro também escrito por Simon Garrity, Exame tem 80 minutos de duração. Não é apenas uma mera coincidência. É pura inteligência. Seu time de atores não são conhecidos. De tão pouco divulgado, seu orçamento ou faturamento não foram divulgados. O mote central de toda essa mistura de mistérios é compreender o quão longe um ser humano vai por dinheiro. Não importa o tempo, não importa o status, não importa se é para o bem ou para o mal. Dinheiro ainda é e talvez sempre será o motivo do ser humano se tornar um ser animal. E isso fica muito claro nesta indicação. No final das contas, fazendo a matemática, temos: 80 minutos, 08 participantes, 01 resposta e absolutamente nenhuma pergunta. Como responder a uma pergunta que você não sabe? Não vale responder essa!


O Blog é amador, mas o roteiro é cinematográfico!

Bom Filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário