sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Divisão de Homicídios (Hollywood Homicide)



The Temptations é um grupo vocal americano que ganhou fama e notoriedade com canções bem sucedidas ao longo das mais de cinco décadas de existência. Com um ritmo mais voltado para o R&B, suas obras lhes renderam diversos prêmios e três de suas canções foram consideradas como uma das 500 que formaram o Rock and Roll. Uma delas é a que você deve estar escutando agora, provavelmente. 

My Girl, lançada em 21 de Dezembro de 1964, figurou em primeiro lugar nas paradas de sucesso no ano seguinte. Foi escrita para a esposa do compositor, Smokey Robinson e compõe a trilha sonora de diversos filmes. Um deles, é o nosso post de hoje. Então, ao som desta bela música, com vocês:




Hollywood Homicide (2003), no título traduzido, Divisão de Homicídios, é uma daquelas fórmulas de sucesso que mixa ação com comédia. No enredo, quando não estão resolvendo assassinatos em Tinseltown, o detetive Joe Gavilan (Harrison Ford) e seu parceiro novato Kasey Calden (Josh Hartnett) tem outros trabalhos: Gavilan vende imóveis (e muito mal por sinal) e Calden aspira se tornar um ator (péssimo também!). Mergulhados num novo assassinato de um grupo de rap jovem promissor numa boite, os dois detetives se aprofundam na indústria fonográfica, onde eles esperam encontrar respostas, de preferência aquelas que também vêm com compradores de imóveis ou audições de peças de teatro.


As curiosidades desta produção misturam realidade com a ficção. Vamos conhecer as melhores:

  • O diretor Ron Shelton conheceu o co-escritor Robert Souza em A Face Oculta da Lei. Ex-policial, Souza foi assessor do filme. Shelton ficou tão impressionado, que pediu a Souza para ajudá-lo a co-escrever o seu próximo filme.
  • Gavilan é baseado em Robert Souza, que era um detetive de homicídios e um corretor de imóveis em seus últimos dez anos de trabalho. A cena em que um bandido algemado rouba a arma do cinto de um oficial de patrulha e começa a atirar no estacionamento realmente aconteceu durante o mandato de Souza.
  • A subtrama de Gavilan tentando vender a casa de Jerry Duran para Julius Armas é baseado na tentativa de Robert Souza para vender a casa de Robert Evans para Dodi Fayed, que estava no negócio da música no momento e para quem Souza fez um trabalho de guarda-costas.
  • De acordo com o comentário no DVD, os papéis que Harrison Ford e Josh Hartnett fazem no filme são quase inversos aos atores na vida real. Gavilan (Ford) é bom de tiro e quase um dublê de motorista. Calden é um péssimo atirador e excelente motorista. Na realidade, Ford não gosta de armas enquanto Hartnett é um bom atirador. Por outro lado, Josh não gosta de dirigir, enquanto Ford é, de acordo com Ron Shelton, "...um louco atrás do volante".
  • Ron Shelton disse que, de acordo com o material de origem com quem trabalhou, KC Calden deixando o roteiro na casa de Jerry Duran foi vagamente baseado em um evento real. Um policial e aspirante a escritor foi enviado para uma casa para investigar um crime. Quando soube que o proprietário era um produtor de cinema, o oficial correu para seu carro, trouxe um roteiro que ele estava trabalhando e deu para o produtor!

 
O elenco ainda é completado com nomes como: Isaiah Washington, Lena Olin, Bruce Greenwood, Keith David e Lou Diamond Phillips. Seu orçamento ficou cravado na marca dos 75 milhões de dólares. Além desses atores, por mergulhar no mundo fonográfico, diversos cantores estiveram presentes completando o time de personagens. Kurupt, André Benjamim e Master P são alguns deles. Como fica nítido no filme pela constante aparição, a música do celular de Gavilan é o hit dos Temptations que colocamos acima, para ser a trilha sonora da sua leitura. Ela fecha também a película enquanto os créditos são exibidos. Rapidamente associamos a canção a um outro filme, cujo título original é igual ao da canção, estrelado por Macaulay Culkin. Bom, aí já é um outro dia. Por enquanto, ficamos com a Divisão de Homicídios e seus loucos 116 minutos. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas! 

Bom Filme!

Um comentário:

  1. Eu já assisti esse filme e ele é muito bom ! A cena de Harrison Ford numa perseguição policial e ao mesmo tempo pendurado no telefone para vender a mansão que o tiraria do sufoco financeiro é hilária !

    ResponderExcluir