sexta-feira, 7 de junho de 2013

Coach Carter - Treino Para a Vida (Coach Carter)

Acompanhando as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol antes da pausa para a Copa das Confederações, pude perceber como um técnico faz a diferença num time. Não só por ser uma liderança dentro de campo, mas também por procurar mudar a vida dos jogadores fora das quatro linhas. Essas mudanças refletem diretamente na evolução dos jogadores e consequentemente do time. E todos eles agradecem sempre ao "professor". Porque que eles o chamam assim? Será por que ele somente ensina as táticas esportivas?  Foi a partir daí que surgiu pra mim um filme que mostra como um treinador pode não somente dar ensinamentos táticos, como também, ensinamentos filosóficos, ensinamentos de vida. Com vocês: 





Em 1999, Ken Carter (Samuel L. Jackson), um proprietário de uma loja de artigos esportivos de sucesso, aceita o cargo de técnico de basquete de sua antiga escola, em uma área pobre de Richmond, CA, onde ele era um atleta campeão. Por muito consternado com as atitudes pobres de seus jogadores, bem como seu desempenho sombrio no jogo, Carter decide mudar tudo. Ele imediatamente impõe um regime estrito tipificado em contratos escritos que incluem cláusulas de comportamento respeitoso, um código de vestimenta e boas notas como pré requisitos para serem autorizados a jogar. A resistência inicial dos meninos logo se dissipou quando a equipe sob a tutela de Carter torna-se invicta nos jogos. No entanto, quando o comportamento da equipe confiante começa a se desviar e Carter descobre que muitos jogadores pênis estão indo mal em sala de aula, ele toma uma ação imediata: para a indignação da equipe, a escola e a comunidade, Carter cancela todas as atividades da equipe e bloqueia o ginásio até que a equipe mostre aperfeiçoamento acadêmico aceitável. No debate que segue, Carter luta para manter seus métodos, determinados a mostrar aos meninos que eles precisam mais do que esportes para o seu futuro e, eventualmente, descobre o que os afeta mais profundamente do que jamais esperava.



Poucas curiosidades cerceiam este filme. Vamos conhecer todas:

  • O maior fim de semana de abertura de qualquer lançamento de um MTV Film: 24.182.961 dólares (14 a 16 de Janeiro de 2005).
  • O discurso proferido por Timo Cruz, em resposta à pergunta: "Qual é o seu maior medo?" é um trecho de "A Return to Love" (1992) por Marianne Williamson.
  • Channing Tatum nunca tinha jogado basquete antes de fazer o filme. Então, ele teve que ter treinamento individual com os treinadores para chegar até a velocidade dos outros atores.

Dirigido por Thomas Carter e escrito por Mark Schwahn e John Gatins, Carter custou cerca de 30 milhões de dólares. Durante os 136 minutos da película, pudemos nitidamente perceber que o que começa nas ruas, termina com o técnico. Lições de vida e de treinos passam a todos os instantes aos nossos olhos. No clímax, quando o técnico pergunta aos jogadores qual é o maior medo deles, eis que um jogador levanta e diz: 

"Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Bancar o pequeno não serve ao mundo. Não há iluminação em se encolher para que outras pessoas não se sintam inseguras ao nosso redor. Somos todos feitos para brilhar como as crianças fazem. Não é apenas em alguns de nós, está em todos. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os outros."

Fazer com que o futuro do atleta não seja somente pelo esporte mas também pela educação era o lema de Carter. Devia ser o de todos os treinadores. É assim que vemos a diferença de um técnico para um professor!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário