sexta-feira, 5 de abril de 2013

Especial Hitchcock - Janela Indiscreta (Rear Window)

Sir Alfred Joseph Hitchcock. Cineasta inglês, considerado o mestre do suspense. Um dos mais conhecidos e populares diretores de todos os tempos. Nasceu em Londres e mudou-se para os Estados Unidos em 1939. Já na sua estreia em Hollywood, levou a estatueta por melhor filme. Nas três décadas seguintes, fazia uma média de um filme por ano. Em Abril de 1980, morreu de insuficiência renal, na sua residência, em Los Angeles. Então, no mês de morte deste glorioso mestre, o Curiosidades Cinematográficas traz, durante todo o mês, os melhores clássicos dirigidos por ele e também uma indicação super especial em homenagem ao mestre do suspense. Sendo assim, vamos começar pela ordem cronológica dos melhores filmes. Com vocês:



Rear Window (1954) já foi refilmado por diversas vezes em posteriores películas e recentemente numa nova versão do 100 episódio da série Castle. O título em português, Janela Indiscreta, traduz perfeitamente o roteiro. Nesta obra, o fotógrafo profissional L.B. "Jeff" Jeffries (James Stewart) quebra a perna ao fotografar uma cena de ação em uma corrida de automóveis. Confinado em seu apartamento em Nova York, ele passa seu tempo olhando para fora da janela traseira observando os vizinhos. Ele começa a suspeitar que um homem do outro lado do pátio pode ter assassinado sua esposa. Jeff pede a ajuda de sua namorada Lisa Freemont (Grace Kelly) e da sua enfermeira Stella (Thelma Ritter) para investigar.

Curiosidades são praticamente sinônimos de Hitchcock. Vamos saber as melhores de Janela Indiscreta:

  • Alfred Hitchcock supostamente contratou Raymond Burr para fazer Lars Thorwald porque ele poderia facilmente fazer um olhar como o do seu antigo produtor David O. Selznick, que Hitchcock sentiu interferir muito na produção.
  • Na época, o estúdio era o maior conjunto construído no interior da Paramount.
  • Durante o mês de filmagens, Georgine Darcy, que interpretou "Miss Torso", "viveu" em seu apartamento durante todo o dia, relaxando entre as tomadas como se realmente estivesse em casa.
  • Durante a filmagem, Alfred Hitchcock trabalhou apenas no "apartamento" de Jeff. Os outros atores em outros apartamentos usavam fones de cor de carne, para que pudessem ouvir suas instruções a eles.
  • Mil luzes de arco foram usadas ​​para simular a luz solar. Graças à extensa pré-iluminação do set, a equipe poderia fazer a transição do dia para a noite em menos de 45 minutos.
  • Todos os apartamentos do edifício Thorwald tinham eletricidade e água corrente, e poderia ser vivido dentro dele.
  • A filmagem inteira da película foi realizada em um set, o que exigiu meses de planejamento e construção.
  • Como marca registrada, Hitchcock aparece neste filme. Cerca de meia hora do filme, ele dá corda ao relógio no apartamento do compositor. O compositor, na vida real, é o compositor Ross Bagdasarian, criador de Alvin e os Esquilos.

Escrito por John Michael Hayes e Cornell Woolrich, Janela Indiscreta custou cerca de 1 milhão de dólares e faturava, 46 anos depois, mais de 1 milhão e meio. As megas produções e a pressa pela pomposa bilheteria não existiam naquela época. Mesmo assim, um excelente filme, recheado de mensagens subliminares foi excepcionalmente feito. Indicado a 4 Oscar´s, este primeiro exemplo do Especial Hithcock nos mostra uma quebra de concepção que muitas pessoas tem sobre suas vidas: ver nem sempre é acreditar. O que podemos acreditar é que basta apenas um olhar para estragar um crime perfeito, mesmo ele vindo de uma Janela Indiscreta.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!.

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário