domingo, 31 de março de 2013

Indicação do Mês: O Código Da Vinci (The Da Vinci Code)

31/03/2013. Hoje. Neste ano, neste dia, estamos comemorando a Páscoa. Além do símbolo do chocolate, há um cunho religioso muitíssimo importante nesta data. Na Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo depois da sua morte por crucificação. Para o Cristianismo, hoje é um dia de muitas comemorações, celebrações e reflexões. Falando em reflexões, o filme de hoje só nos faz ter esta ação: refletir. Refletir sobre o que é verdadeiro, o que é mentira e como isso pode abalar as estruturas de uma das religiões mais fortes do mundo. Com vocês:



O Código Da Vinci, no título original The Da Vinci Code (2006), conta a história do simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) que é jogado em um misterioso e bizarro assassinato. Juntamente com Langdon está a neta da vítima, a criptologista Sophie Neveu (Audrey Tautou), que com Robert descobre pistas dentro de pinturas de Da Vinci. Para continuar a encontrar a verdade sobre o assassino, Robert e Sophie viajam de Paris a Londres, cruzando caminhos com aliados e vilões como Sir Leigh Teabing (Ian McKellen) e Silas (Paul Bettany). Onde quer que seu caminho os levem, a descoberta que estão prestes a revelar poderia abalar as fundações da humanidade.


Um filme imponente como este tem curiosidades muito interessantes. Como estamos em uma  Indicação, vamos colocar algumas, só para não perder o hábito:

  • Este filme abriu o Festival de Cannes de 2006.
  • De acordo com Jean Reno, Dan Brown escreveu o papel do Capitão Fache com ele já em mente.
  • Há uma gárgula espiado por Sophie dentro da Capela Rosslyn que é modelado com o rosto de Ron Howard.
  • Porque a equipe do filme não foi autorizada a filmar em Saint-Sulpice, as cenas foram filmadas na frente de uma tela verde, com uma réplica digital da Igreja acrescentada ao fundo.
  • O escritor do livro, Dan Brown aparece no filme. Quando Robert Langdon está falando com a polícia durante a festa de assinatura de seu livro, ele é visto à esquerda de Tom Hanks imediatamente após a linha "Nós encontramos o seu nome na agenda dele." Ele está vestindo o casaco Harris Tweed da sua foto de divulgação da capa do livro.

Dirigido por Ron Howard em cima de uma adaptação de Akiva Goldsman do livro de Dan Brown, O Código Da Vinci faturava em 3 meses de exibição nos Estados Unidos mais de 217 milhões de dólares. Seu orçamento ficou estipulado em 125 milhões sendo Tom o responsável por levar mais de 18 deles. Além dessa película, uma outra já teve lançamento nas telonas e uma terceira já foi anunciada. Uma verdadeira franquia de sucesso que trata sobre assuntos polêmicos e inquietantes. Polêmicos por se tratarem de religião e inquietantes por revelarem segredos e perseguirem certas verdades do Cristianismo. Elencar estas questões milenares seria mexer na crença de milhões de pessoas e abalar a fé no que elas acreditam. Trazer tantas dúvidas fez com que Dan Brown ganhasse notoriedade com o seus livros. Por mais códigos descobertos, falsidades reveladas, verdades apresentadas e casos descobertos, até hoje, nada e nem ninguém conseguiu abalar a estrutura cristã. Então, só nos resta desejar a todos uma BOA PÁSCOA. Pelo visto, ela vai durar pelo resto de nossas vidas. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário