sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tempo de Matar (A Time to Kill)

Impunidade. Uma palavra que pode ter conceitos técnicos e ligados a impressões de cada indivíduo. Geralmente, esse termo vem associado a um outro: injustiça. Em ambos os casos, a verdade nunca tem a sua imponência. Descobrir a verdade é uma tarefa diária de todos os profissionais do Direito. Principalmente para aqueles que agem na área criminal. Bom, é começando neste preâmbulo que iremos agora promulgar a nossa "lei" da semana. Com vocês:



Em Tempo de Matar, no título original, Time to Kill (1996), a história se passa em Canton, Mississippi. Lá, uma garota negra de 10 anos, Tonya Hailey é violentamente brutalizada por dois brancos caipiras racistas: James Louis "Pete" Willard e Billy Ray Cobb. Quase imediatamente após Tonya ser encontrada e levada às pressas para um hospital, Pete e Billy Ray são encontrados em um bar de estrada, onde comentavam e gargalhavam sobre o que fizeram com Tonya. Seu pai, Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson), compreensivelmente abalado e furioso, lembra de um caso de um ano atrás, quando quatro homens brancos violentaram uma menina negra em uma cidade vizinha, e foram absolvidos. Carl está determinado a não deixar que isso aconteça novamente. Quando Pete e Billy Ray são escoltados num lance de escadas para uma sala do tribunal, Carl emerge do porão do edifício, com um rifle de assalto, e mata os estupradores de sua filha. Carl é posteriormente preso e só uma pessoa pode dar justiça a este caso, o jovem advogado Jake Tyler Brigance (Matthew McConaughey).


As curiosidades sobre esta película remetem basicamente às escolhas de elenco. Vamos saber sobre as principais:

  • Bruce Dern foi a escolha original para o papel do Juiz Noose, mas ele tinha outros compromissos. Ficou mesmo com Patrick McGoohan.
  • Donald Sutherland supostamente queria que seu personagem fosse muito mais do que um bêbado radical. Joel Schumacher, o diretor, queria um papel mais dramático. Joel pensou que da forma como Donald queria, seu personagem seria levado a um tom mais cômico. 
  • Matthew McConaughey foi originalmente escalado como Freddie Lee Cobb. Depois de ler o roteiro, ele preferiu o papel de Jake Brigance. Ele falou para o diretor Joel Schumacher, que concedeu-lhe um teste privado. É, ele passou!
  • Kevin Costner foi considerado para o papel de Jake, mas queria o controle completo do projeto. O autor John Grisham se opôs e Costner abandonou o projeto. Grisham também barrou o ator Woody Harrelson de fazer o papel principal. 
  • Já falando dos atores que recusaram dar as caras neste filme, estão: Alec Baldwin, Brad Pitt, Bill Paxton, Ralph Fiennes, Aidan Quinn, Val Kilmer e Paul Newman. Os dois últimos recusaram por estar ocupado em outro filme e por achar a proposta desagradável, respectivamente. 
  • Como no livro de John Grisham, o filme foi muito controverso, e foi amplamente acusado de apologia ao crime.

O elenco, direção e roteiro foram os melhores possíveis. Tempo de Matar foi dirigido por Joel Schumacher, escrito por Akiva Goldsman a partir do livro de John Grisham, e tem no seu casting atores como: Sandra Bullock, Kevin Spacey, Kiefer Sutherland, Ashley Judd, além dos já citados nas curiosidades acima. Com tanta potência, seu orçamento finalizou nos 40 milhões de dólares. Engana-se quem pensa que Matthew levou uma bolada. Apenas 250 mil dólares. Nada, comparado aos 8 milhões de Sandra. E pensar que no filme, ela é apenas sua assistente!!! No mundo todo, o filme faturou mais de 145 milhões. Uma boa história como esta, vinda da mente de Grisham, nos faz refletir sobre o senso de justiça que cada caso nos mostra. O pai cometeu o crime por matar os estupradores de sua filha. Ele merece ser preso por fazer justiça com as próprias mãos? Diante deste questionamento, nós vemos um advogado e sua assistente tentando salvar este pai do julgamento. É um tempo para questionar no que eles acreditam, um tempo para duvidar no que eles confiam e não há tempo para erros. É, realmente, o tempo é de matar!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


Um comentário:

  1. Esse é um verdadeiro filmaço ! Valeu por lembrar o nome. Eu já o havia assistido a muito tempo atrás no SBT e ele me marcou a ponto de eu sonhar durante alguns anos ser advogado criminalista. Vou anotar ele em minha lista de filmes a baixar, para poder assisti-lo de novo

    ResponderExcluir