sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Matrix (The Matrix)

Imagine você poder voar. Poder se mover tão rápido quanto a luz. Imagine você desviar de balas. Aprender movimentos de luta em questões de segundos. Imagine você vivendo num mundo onde a vida não é real e que existe um mundo paralelo em plena guerra com máquinas. Agora imagina você ser o ESCOLHIDO. 

Andy e Lana Wachowsky conseguiram imaginar e criar tudo isso. O resultado, espetacular!
Não preciso dizer mais nada. Começamos o último mês do ano com um dos melhores filmes da história do cinema. Com vocês:



O que é a Matrix (1999)

Thomas A. Anderson (Keanu Reeves) é um homem que vive duas vidas. De dia, ele é um programador de computador médio e de noite, um hacker conhecido como Neo. Neo sempre questionou sua realidade, mas a verdade está muito além de sua imaginação. Ele encontra-se alvo da polícia quando ele é contatado por Morpheus (Laurence Fishburne), um hacker de computador lendário, marcado por ser um terrorista para o governo. Morpheus desperta Neo para o mundo real, uma terra devastada, onde a maioria da humanidade foi capturada por uma raça de máquinas que vivem fora do calor dos humanos e que aprisionam suas mentes dentro de uma realidade artificial conhecida como a Matrix. Agora sendo um rebelde contra as máquinas, Neo deve retornar a Matrix e confrontar os agentes: programas de super-poderosos computadores dedicados a extinguir Neo e toda a raça humana.

Imaginem, é claro, que muitas curiosidades ficaram marcadas nessa produção. Vamos conhecer as melhores:

  • No programa de treinamento de combate antes de Keanu Reeves começar seus ataques furiosos a Morpheus, ele esfrega o nariz com o polegar e o dedo, um maneirismo similar de Bruce Lee antes de atacar seus adversários. O movimento foi improvisado por Reeves.
  • De acordo com o provedor de armas John Bowring,  as armas de Keanu Reeves na seqüência do lobby e do elevador, eram na verdade de plástico leve.
  • Nicolas Cage recusou o papel de Neo por causa de compromissos familiares. Outros atores considerados para o papel foram Tom Cruise e Leonardo DiCaprio.
  • Antes das filmagens, os atores principais passaram quatro meses com especialistas em artes marciais para aprender os movimentos de luta, de Outubro de 1997 a Março de 1998. Os atores pensaram que levaria apenas algumas semanas.
  • Carrie-Anne Moss torceu o tornozelo durante a gravação de uma de suas cenas, mas decidiu não contar a ninguém até depois das filmagens, para que não fosse substituída.
  • Os irmãos Wachowski aproximaram-se de Hugo Weaving para fazer o Agente Smith depois de ver sua atuação no filme Uma Prova.
  • Para a cena da conversa de telefone celular entre Neo e Morpheus no escritório da Meta Cortex, Keanu Reeves realmente subiu a janela sem um dublê, na altura de 34 andares.
  • A filmagem da cena do helicóptero quase causou ao filme o seu desligamento porque o helicóptero voou através de Sydney num restrito espaço aéreo. As leis do estado de New South Wales, na Austrália foram alteradas para permitir que o filme Matrix pudesse prosseguir.
  • A última cena gravada foi quando Neo foi levado para dentro do esgoto, quando ele é desconectado pela primeira vez. O primeiro dia de filmagens foi a cena em que Neo recebe o telefone de Morpheus no escritório e tenta fugir dos agentes.
  • Keanu Reeves estava se recuperando de uma cirurgia no pescoço durante o treinamento para este filme. Durante os quatro meses de treinamento, ele teve que usar um colar cervical.
  • A cena do lobby demorou 10 dias para ser filmada. A primeira cena de perseguição demorou 04 e a cena de luta do metrô mais outros 10 dias. 

Muitas outras curiosidades existem sobre este filme. Algumas delas seriam spoilers. Mesmo achando que todo o mundo já assistiu, resolvemos não compartilhar aqui. E quando falamos todo o mundo, não foi uma hipérbole. Em 5 meses de exibição nos cinemas mundiais, Matrix faturou mais de 203 milhões de dólares. Sem contar com os Estados Unidos. Um fenômeno! Seu orçamento ficou estipulado na casa dos 63 mi. Keanu levou para casa 10 milhões mais 10% do faturamento. Ficou muito rico. Mais uma vez, sem exagero. Contando com os outros dois filmes da saga, Reeves colocou no bolso mais de 233 milhões de dólares

Matrix mudou o conceito de se fazer cinema. Os seus efeitos especiais foram usados em mais de 20 filmes em apenas 3 anos após seu lançamento. Um estrondoso sucesso de crítica e público lhe renderam 4 Oscar´s. Realidade se tornava uma coisa do passado. As mentes, cada vez mais libertadas. E tudo isso para que o mundo inteiro pudesse entender uma simples mensagem: Não existe a colher!


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário