sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Grande Dragão Branco (Bloodsport)

Alguém aí sabe quem é Frank Dux

Frank é um artista de artes marciais, coreógrafo de lutas e criador de um estilo de Ninjitsu em 1975. Vindo de uma família pobre, encontrou nas artes marciais o seu ganha pão. Engajado nas causas sociais, criou programas de sustentabilidade na África e também na Ásia. É dono de diversos recordes mundiais, tais como nocaute mais rápido por golpe. 

E aí, alguém já sabe de quem estou falando? Bom, aí vai uma dica:



O Grande Dragão Branco, ou no título original, Bloodsport (1988) é um filme que narra a história da vida de Frank. Interpretado pelo rei Jean-Claude Van DammeFrank Dux passou a maior parte de sua vida sendo treinado por Tanaka para participar no Kumite, o último torneio de artes marciais, onde os participantes são gravemente feridos, até mesmo mortos. Frank decide ir apesar de ser avisado por seus superiores no exército que ele não pode, porque eles precisavam dele. Dois oficiais do exército então são enviados para buscá-lo e a trilha leva a Hong Kong. Só que Frank saberá que pode ter que enfrentar Chong Li, o atual campeão, que já matou vários participantes.

Sem a participação de Jean neste filme, as curiosidades seriam quase nulas. Veremos o porque agora:

  • A maioria das falas de Bolo Yeung são semelhantes às de Bruce Lee em Operação Dragão, no qual Bolo apareceu.
  • Embora a demonstração de Frank Dux na quebra de tijolos tenha sido puramente ficcional, a Dim Mak ("Toque da Morte") é um movimento lendário das fábulas do folclore chinês de artes marciais. O Dim Mak é um ataque de pressão onde o atacante rapidamente atinge seu oponente várias vezes (em seqüência) em vários pontos de seu corpo. Golpear um adversário neste método pode resultar em ossos quebrados, paralisia / espasmos musculares dolorosos ou até mesmo a morte instantânea.
  • O verdadeiro Frank Dux foi o coordenador de lutas deste filme. Quando Jean-Claude Van Damme foi escalado, Dux disse que Van Damme não estava em boa forma, e colocou ele num programa de formação de 3 meses. Van Damme chamou esses três meses de "o treinamento mais difícil de sua vida" - isto apesar de ser um artista marcial  e campeão mundial!
  • Paulo Tocha (II), que interpreta o lutador de Muay Thai Paco, na verdade é um verdadeiro campeão de Muay Thai.
  • Charles Wang, o último presidente da Salon Films, que forneceu equipamentos para o filme, interpreta o doutor chinês que cuida de Jackson no hospital.
  • Jean-Claude Van Damme faz o seu chute voador, sua marca registrada nos filmes, um total de sete vezes.
  • Mesmo depois de ter sido filmado, o filme quase não foi lançado. Isto porque Jean-Claude Van Damme ajudou a editar o filme para que ele pudesse ficar pronto.

Dirigido por Newt Arnold e roteirizado por Sheldon Lettich com base nos fatos fornecidos pelo próprio Dux, esta película faturou cerca de 11 milhões na América. Um bom número perto do seu orçamento, que ficou finalizado em um milhão e cem mil dólares. Van Damme  recebeu apenas 25 mil, mesmo ajudando na edição final. Em compensação, foi através desta produção que o ator belga se lançou no mercado cinematográfico mundial. Isto sim é que é ter visão dos negócios. Para Dux, foi uma forma de mostrar para o mundo como conseguiu vencer uma das maiores competições sangrentas que já existiu. Lá, não existia moleza. Lá, todos puderam ver a real história do Grande Dragão Branco.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário