sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Indicação do Mês: Nobel Son

Penúltimo mês do ano de 2012. Último dia de Novembro. Último post do mês. Como já se tornou uma tradição, chegou a hora da Indicação do Mês. Um filme que poucos viram (acredito!) mas que chama a atenção pelo seu roteiro e final surpreendentes. Este é mais um exemplo de produções com baixo custo e com ideias criativas. Muito, é claro, se deve ao diretor que também é o roteirista. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:


Nobel Son (2007) conta a história de Barkley Michaelson (Bryan Greenberg), que está em um barranco profundo na sua vida. Ele está lutando para terminar sua tese de doutorado, quando seu pai, o erudito Eli Michaelson (Alan Rickman), ganha o Prêmio Nobel de Química. Barkley e sua mãe, Sarah (Mary Steenburgen), uma renomada psiquiatra forense, agora tem a infelicidade de viver com um monstro mulherengo, com um ego elevadíssimo, cujas maneiras de traição ficaram cada vez menos discretas. Como se o mundo de Barkley não fosse ruim o suficiente, na véspera de seu pai receber o Nobel, ele é sequestrado e o resgate pedido é de dois milhões de dólares em dinheiro, o equivalente ao Prêmio Nobel. Eli se recusa a pagá-lo e assim começa um conto venenoso de disfunção familiar, luxúria, traição e, finalmente, vingança. Nas palavras de Michel de Montaigne, filósofo do século 16: "Não há mais bárbaro em comer um homem vivo do que em comer um morto."

Para não perder o delicioso costume, iremos colocar poucas, porém notórias curiosidades aqui:

  • O primeiro americano ganhador do Prêmio Nobel em ciências foi Michelson (sem o "a") e seu primeiro nome era Albert.
  • Na cena em que Eli e Sarah estão de volta em sua casa com os repórteres em seu gramado, a cena garimpa entre os personagens. Sobre a lareira está uma imagem em preto e branco de um homem com um bigode que, na verdade, é o mais jovem Alan Rickman, de um filme anterior, provavelmente por volta da época de seu filme, Truly Madly Deeply
  • Mary Steenburgen e Ted Danson são casados ​​na vida real, mas seus personagens nunca interagem. O papel de Danson é pouco mais do que uma participação.

Tanto foi o engajamento dos atores em poder fazer este filme funcionar que, apesar de contar no elenco com feras como Ted Danson, Bill Pullman, Danny DeVito e Lindy Booth, o orçamento nem foi revelado, para não descaracterizar a classe. O faturamento, três semanas depois do lançamento nos EUA, tinha pouco passado de 500 mil dólares. Dirigido e escrito por Randall Miller, com a ajuda de Jody Savin, Nobel Son é uma das milhares películas espalhadas pelo mundo que tem um excelente história para contar e que não teve uma divulgação merecida. Com excelentes elogios de críticos da Rolling Stones e da Hollywood.com e com uma trilha sonora que engloba Groove Armada, The Chemical Brothers entre outros, o objetivo desta produção é um só: Fique de olho no prêmio!! Porque ele pode ser tanto o Nobel, quanto o resgate. E aí paramos para pensar no seguinte: luxúria, traição, sequestro.....e você aí achando que a sua família tem problemas!

Quem desejar baixar este filme, pode acessar o seguinte link:

http://filmescomlegenda.tv/fcl/nobel-son-nobel-son-2007-dvd-rip/


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário