sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vingança sem rosto (Darkman)

Este filme sim é uma lenda. Uma lenda por vários motivos: Quem estrelou foi Liam Neeson, quem dirigiu foi Sam Raimi, tem 22 anos de lançamento completados recentemente e tem como criador da música original Danny Elfman, um monstro presente em diversos filmes como Sombras da Noite, MIB3, Gigantes de Aço, 72 horas e outras 81 produções. Senhoras e Senhores, vocês se lembram de Darkman??



Peyton Westlake (Neeson) é um cientista que descobriu uma forma de produzir uma pele sintética. Isso poderia revolucionar o enxerto de pele, com exceção de uma pequena falha, a pele sintética degrada após 100 minutos de exposição à luz. Quando bandidos atacam Peyton, ele é horrivelmente queimado, e dado como morto. Em sua busca por vingança, Peyton, também conhecido como Darkman, é capaz de assumir a aparência de qualquer pessoa (usando a pele sintética), mas ele só tem 100 minutos por disfarce!


Um bom roteiro como esse merece (e tem!) curiosidades muito boas. Pois, vamos conhecer as principais:

  • O diretor Sam Raimi originalmente queria colocar o nome do filme "A Sombra". Mas, como não obteve os direitos, teve que criar o personagem de "Darkman".
  • Bill Paxton quase foi escalado para fazer Peyton Westlake. De acordo com Paxton, ele disse ao amigo Liam Neeson sobre a audição. Quando Neeson conseguiu o papel, Paxton ficou tão irritado que ele não falou com Neeson por seis meses.
  • Julia Roberts foi quase escalada como Julie Hastings, mas ela conseguiu o papel em Uma Linda Mulher e teve que ser substituída.
  • A produção sofreu por trás das cenas. O processo do roteiro foi cansativo, e havia longas batalhas de pós-produção com o estúdio. Além disso, Sam Raimi e Frances McDormand se enfrentaram por causa de diferenças criativas. Ela teria sido muito difícil de dirigir.
  • Entre os capangas de Durant, o único que sobrevive é o com uma metralhadora escondida dentro de uma perna de pau. Seu destino permanece desconhecido.
  • O roteiro passou por 12 esboços no geral. A razão é porque Sam Raimi queria explorar o arco Peyton / Darkman, ao longo do filme. Ele disse:... "Eu decidi explorar a alma de um homem. No início, um homem simpático e sincero. No meio, um homem vingativo capaz de cometer atos hediondos contra seus inimigos e, no final, um homem cheio de ódio a si mesmo para o que ele se tornou, que mergulha na noite, em um mundo à parte de todos que ele conhece e todas as coisas que ele ama."
  • Liam Neeson trabalhou 18 horas por dia em 10 peças de maquiagem, mas ele gostou do desafio e a idéia de trabalhar atrás de uma máscara na câmera, bem como explorar as possibilidades que estas decorrentes podem proporcionar. Neeson também teve entrada no traje que usava como Darkman, especialmente a capa. A parte mais difícil foi falar com os dentes falsos, porque ele não queria que eles se movessem.
  • Ivan Raimi, escritor do filme junto com o irmão Sam, aparece em cena ao lado de John Landis como um médico na ala de queimados.

Esta produção da família Raimi ainda conta com o terceiro irmão, Ted, fazendo o papel de Rick. Em linhas gerais, Darkman custou 16 milhões de dólares e faturou, um ano depois, mais de 48 milhões no mundo todo. Uma lenda revertida em 96 minutos de ação misturada com crimes e Sci-Fi. Dizem que nas horas mais escuras, brilha uma luz em cada ser humano. É mais ou menos isso. Além de destruírem tudo que ele tinha, destruíram tudo que ele era. Agora, o crime tem um novo inimigo e a justiça tem uma nova face. Uma não, várias! E todas elas tem um quê de Liam Neeson

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário