sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Uma Linda Mulher (Pretty Woman)

Música e filme sempre andam lado a lado. Canções definem o clímax, despertam o romance, iniciam uma sequência de ação, dão o tom perfeito de um suspense, afinam o mistério. Sem música, uma produção perde muito. Tanto é que algumas delas são escritas especialmente para as películas. Hoje, antes de falar sobre o verdadeiro clássico cinematográfico que trouxemos, iremos fazer aqui um "pop quiz". É muito simples, mas preciso da confiança de vocês. Abaixo, colocarei uma música, e eu gostaria de saber aqui, nos comentários, em quanto tempo dela tocada vocês conseguem adivinhar qual é o nome do filme, sem pescar no cartaz mais embaixo. Vamos lá:



Fácil, né?? O título dela já é o próprio nome do filme, uma verdadeira obra de arte da comédia romântica americana. Com vocês:



Conheçam a história de Uma Linda Mulher (e bota linda nisso!!!), ou se preferirem no título original, Pretty Woman (1990). Edward (Richard Gere) é um empresário rico e cruel que é especializado em assumir empresas e, em seguida, vendê-las pedaço por pedaço. Ele viaja para Los Angeles para uma viagem de negócios e decide contratar uma prostituta (Julia Roberts). Eles começam a gostar um do outro e então ele oferece dinheiro para ela ficar com ele por uma semana inteira, enquanto faz a "rica e famosa" cena, uma vez que um homem da sua estatura social não pode estar sozinho na reuniões da sociedade e partidas de pólo. A comédia romântica (e suas complicações) simplesmente acontece por aqui. 

Uma produção desta magnitude tem, com certeza, milhares de curiosidades. Vamos saber sobre as principais delas:



  • A ópera que Edward leva Vivian é a La Traviata, que é sobre uma prostituta que se apaixona por um homem rico.
  • No cartaz, a cabeça de Julia Roberts foi sobreposta ao corpo da atriz Shelley Michelle. Richard Gere aparece com o cabelo preto, mas no filme, ele fica grisalho.
  • Richard Gere realmente  toca o piano na cena. Ele também compôs a música que é tocada.
  • O carro esportivo que Edward pede emprestado no início do filme é um Lotus Esprit.
  • Richard Gere começou muito mais ativo no seu papel, mas Garry Marshall,  o diretor, levou-o de lado e disse: "Não, não, não, Richard. Neste filme, um de vocês se move. E um de vocês não. Adivinhe qual você é?"
  • Quando Stuckey (Jason Alexander) bate a porta do seu carro, eles tiveram que substituí-la porque a janela quebrou. Que pancada, hein!?!?!
  • O casaco vermelho que Vivian usa foi comprado por US$ 30,00 a partir de um filme de rua, pouco antes das filmagens.
  • Quando Edward encaixa o colar no pescoço de Vivian, isso foi improvisado por Gere, e a reação de Roberts dando risada era totalmente natural. O diretor gostou tanto, que ele decidiu deixar no filme. Ficou bom, foi pro arrrrrrrrrrrrr!! O colar custou 250 mil dólares e tinha sempre um segurança ao lado dele fortemente armado.
  • Enquanto gravava a cena em que Vivianne é deitada no chão do apartamento de Edward, observando o filme I Love Lucy, a fim de alcançar um riso verdadeiro, o diretor Garry Marshall teve de fazer cócegas no pé de Roberts para levá-la a rir histericamente.
  • De acordo com o comentário do diretor no DVD, os sons de piano que são feitos durante a cena do ato sexual no piano teve que ser dublada porque os sons reais que foram aleatoriamente atingidos por Julia e Richard quando eles fizeram a cena fez um som discordante que foi inutilizado no próprio filme.
  • Você pode ver Richard Gere movendo sua língua dentro da boca enquanto ele está na porta do apartamento gritando com Stuckey durante a cena em que ele o joga para fora do apartamento depois de flagrá-lo molestando Vivian. Isto porque Gere realmente bateu a boca durante a cena. 
  • A voz do homem cavando o lixo fora da casa de  "Stallone" (apelidado devido à má qualidade de som) é a do diretor Garry Marshall.



Escrito por J.F. Lawton, Uma Linda Mulher teve um orçamento estipulado em 14 milhões e o  faturamento mundial atingiu a bela marca de mais de 463 milhões de dólares. Por incrível que pareça, Julia Roberts ganhou nesse filme apenas 300 mil dólares. Muito pouco para a atriz que já foi eleita a mais bem paga do mercado cinematográfico, abocanhando em um só filme um salário de 20 milhões. Claro que esta película foi apenas a terceira da carreira da atriz onde, do segundo para este, ela pulou uma diferença de 210 mil em apenas um ano. Muita coisa, né??? O fato é que esta comédia romântica aborda um amor que não é comum de acontecer, mas também não é impossível. Vimos recentemente um caso de um jovem rico aqui no Brasil que se apaixonou por uma prostituta, casou com ela e tiveram uma filha. Porém, só pudemos conhecer esta história no final dela, quando, o jovem rico ficou "distribuído" em malas preenchidas pela tal esposa antes prostituta. É a vida imitando a arte ou a arte imitando a vida? Já perguntei isso aqui antes! Se fosse Richard Gere, este roteiro seria uma mistura de Uma Linda Mulher com As Duas Faces de um Crime, ambos protagonizados pelo ator. Mas aí já é um outro filme, uma nova oportunidade que contaremos depois.....

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário