sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Vingador do Futuro (Total Recall)

Chega aos cinemas brasileiros hoje um remake de um clássico cinematográfico que, quem é grande fã do gênero de ação como eu, certamente já viu. 22 anos depois uma nova refilmagem aparece na telona para entreter os telespectadores do mundo inteiro. Então, o meu conselho é: assistam a nova versão no cinema. Com certeza tem atores e diretor que valem a pena ser homenageados. Por aqui, vamos falar um pouco sobre o "original". Bom, se você ainda está pensando em qual filme nós estamos discutindo, aí vai ele:



Total Recall (1990), ou no título traduzido, O Vingador do Futuro, foi um grande filme do astro Arnold Schwarzenegger num tempo em que ele fez 03 sequências bombásticas e era extremamente requisitado pelos estúdios americanos. Fazer filmes com ele era a certeza de duas coisas: muito dinheiro e muita ação. 

Douglas Quaid (Arnold) é assombrado por um sonho recorrente sobre uma viagem a Marte. Ele espera saber mais sobre este sonho e compra um "feriado" em Rekall Inc., uma empresa em que vendem memórias implantadas. Mas algo está errado com o implante de memória e ele se lembra de ser um agente secreto em luta contra o maléfico administrador de Marte, Cohaagen (Ronny Cox). Agora, a história realmente começa e tudo vira uma incrível montanha-russa até o final do filme.

Observando bem o roteiro do filme podemos dizer que as curiosidades dele são "de outro mundo". Vamos conhecer algumas:

  • Até sete diretores foram considerados e até mesmo contratados para dirigir o filme, incluindo Richard Rush, Beresford Bruce e David Cronenberg. Cronenberg havia até escrito uns poucos rascunhos sobre o script antes de Paul Verhoeven assumiu o projeto. Mais de 40 esboços do roteiro foram escritos, alguns dos quais mostando Quaid como um contador bem-educado (em vez de um trabalhador de construção). De acordo com Paul, embora houvesse muitas mudanças feitas a cada um dos scripts, a versão final do roteiro foi muito parecida com o primeiro rascunho.
  • Quando Quaid está vestido como a senhora gorda, o passaporte que ele entrega ao guarda é o passaporte real de Priscilla Allen (que interpretou a tal senhora gorda).
  • As cenas do metrô foram filmadas no sistema de metrô da Cidade do México, especificamente, a estação Insurgentes da Linha 1: Constituyentes-Pantitlan. Alguns dos grandes anúncios vistos após Quaid sair do metrô eram verdadeiros. Os mais visíveis eram  da Fuji Film e da Coca-Cola.
  • No gráfico que é mostrado na Rekall, aparece que viajar de ônibus espacial está ficando mais e mais perigoso como o passar do tempo! Seria esse um sinal para o remake atual???
  • Patrick Swayze assinou para fazer Quaid quando o filme começou a pré-produção na Austrália, com Bruce Beresford como o diretor. No entanto, no início da pré-produção, a empresa de Dino De Laurentiis, o produtor na época, faliu. Depois de Arnold Schwarzenegger ouvir falar sobre isso, ele convenceu a Carolco Pictures para comprar o roteiro para ele. No início, Quaid não ia ser um trabalhador forte e musculoso. Quando a empresa de Dino, o único que se contrapunha a esta ideia, faliu, Arnold sugeriu o novo físico do personagem para que ele se encaixasse na produção. 
  • Toda a equipe ficou doente devido a uma intoxicação alimentar durante a produção, com exceção de Arnold Schwarzenegger e Ronald Shusett, o escritor. Schwarzenegger escapou porque teve sempre o seu alimento vindo dos EUA. Isso aconteceu porque três anos antes, ele ficou doente devido a beber água da torneira no México durante a produção do Predador. Quanto a Shusett, ele tomou precauções extremas de saúde, tais como escovar os dentes só com água fervida ou engarrafada e insistindo em obter a vitamina B12. Ele foi até ridicularizado pela equipe até o tal incidente.
  • Um das cenas fortemente reeditadas para obter uma melhor classificação nos cinemas  foi o tiroteio da escada rolante onde Quaid usa o corpo humano para se proteger das balas. Por falar nisso, a contagem de corpos no filme é de 77!!!!
  • Embora nunca tenha sido mencionado no filme, na tampa do VHS menciona que a história se passa em 2084.
  • Foram necessárias 15 marionetes para controlar Kuato, cujo nome vem da palavra espanhola: Cuate (gêmeo).
  • Arnold sofreu várias lesões na mão durante as cenas de tiro. Ao filmar a cena em que  Quaid esmaga uma janela do trem, um pequeno explosivo no vidro era para quebra-lo  numa fração de segundos antes de Schwarzenegger atingi-lo, mas, não saiu como planejado e Schwarzenegger bateu no vidro de verdade, se cortando. Ao filmar a cena de luta dentro da suíte do Hilton, Schwarzenegger quebrou um dedo da mão direita e teve de fazer uma montagem na mão. Como resultado, a maioria de suas cenas filmadas depois disso tinham a sua mão ferida fora da tela.
  • Cerca de três semanas antes do lançamento previsto do filme nos cinemas, só tinha 43% de sensibilização do público para ver o filme, que Arnold descreveu como sendo "absolutamente desastroso". Ele foi capaz de convencer Mario Kassar e no resto da Carolco Pictures para bombear mais dinheiro para a publicidade, e, como resultado, o filme acabou abrindo com 99% de intenção do público.
  • Para coincidir com o lançamento do filme, Sharon Stone posou nua para a revista 'Playboy', mostrando o corpo ilustre que ela desenvolveu em preparação para o filme.

Contando ainda no elenco com Michael Ironside, Rachel Ticotin, Marshall Bell, dentre outros, a produção teve seu orçamento estimado na casa dos 65 mi, sendo que 11 desses foram somente destinados para os bolsos de Arnold, uma cifra altíssima para a época. Porém, bastante ínfimo perto dos frutos que esta película colheu. Na última avaliação feita em Julho de 2012, o filme já tinha faturado no mundo todo cerca de 261 milhões de dólares. Apenas para níveis econômicos de comparação, o remake que chega hoje às telonas teve seu orçamento estipulado na casa dos 125 milhões!!! Quase que o dobro! Vamos esperar então que a ação também seja. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Bom cinema também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário