segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Paizão (Big Daddy)

"Tarda mas não falha". Alguma vez você já deve ter visto ou ouvido esta expressão. Pois bem, vou usar ela agora. Ontem foi o Dia dos Pais aqui no Brasil e, como vocês perceberam, não houve uma homenagem devida à essa figura mais do que especial em nossas vidas. Sendo assim, o post de hoje, dia 13 de Agosto, um dia depois vem para não falhar, após tardar. E nada melhor do que colocar aqui um filme que tem em todas as suas entranhas a relação entre pai e filho, mesmo que não seja a original, a sanguínea. 

Claro que todos devem imaginar que eu estou falando de:



O Paizão, no inglês, Big Daddy (1999) conta a história de Sonny Koufax (Adam Sandler), um rapaz de 32 anos de idade. Ele é um bacharel em direito, tem um belo apartamento em Manhattan, porém, há apenas um problema: ele não faz nada, exceto sentar sua bunda e viver um investimento que foi o resultado de uma ação judicial magra que ele ganhou há um ano. Mas, depois que sua namorada vem com a idéia engenhosa de adotar um menino de cinco anos para mostrar que ele tem maturidade, as coisas não saem como o planejado e Sonny se encontra sendo o pai adotivo improvável que vai mudar a sua perspectiva de vida apenas olhando para si mesmo.

As curiosidades desta película são, no mínimo, paternais! Vamos conhecer as principais:

  • Cole Sprouse e Dylan Sprouse, os irmãos gêmeos atores que fizeram o menino no filme, tiveram ambos os dentes de leite perdidos durante a produção e tiveram de ser equipados com substituições temporárias. O dente de Dylan caiu no meio de uma cena. Perto do final do filme, logo depois de entrar no Hooters para o seu aniversário, Sonny faz uma referência a Julian sobre como lidar com um dente faltando.
  • O "Scuba Steve", boneco de ficção, foi composto por Adam Sandler. "Scuba Steve" é baseado em um boneco que Sandler tinha quando ele era criança, chamado Dan Diver
  • Arthur Brooks, o assistente social do filme, foi nomeado em homenagem ao produtor  de Sandler, Brooks Arthur, que produziu todos os álbuns de Sandler, bem como este também.
  • Allen Covert, que interpreta Phil, apareceu em quatorze filmes de Adam Sandler. Boa parceria essa, hein !?!?!
  •  O amigo de Sonny, o Sr. Herlihy, foi uma outra homenagem ao escritor Tim Herlihy, que também desempenha o papel do cantor do canguru.
  • Adam Sandler fez a voz do patinador que caiu em um pedaço de pau e grita "Maldito pau!"
  • A esposa de Sandler, Jackie Sandler (Jackie Titone), faz a garçonete no bar que oferece a Julian uma cerveja. Este foi seu primeiro filme com o marido.
  • Com base no depoimento prestado no filme, a mãe natural de Julian é chamada de Jan McGrath.
  • O diretor Dennis Dugan aparece no filme sendo o cara despreparado para o Dia das Bruxas e também no barco atrás de Columbo.


Escrito por Steve Franks e adaptado para a telona pelo próprio Sandler, O Paizão faturou mais de 160 milhões para um orçamento estipulado na casa dos 34. Adam colocou no bolso incríveis 8 milhões nessa produção. Pouco para os atuais 20 que ele fatura fazendo aquilo que mais gosta: comédia. E este é o gênero que leva à tona a história de amor entre um pai e um filho que, no caso deles, não são consanguíneos. E isso só mostra que não é necessário fazer para poder amar incondicionalmente. Percebemos no personagem Sonny a evolução e a dedicação que o faz se mover da sua vida estática para lutar pela guarda do menino, mesmo sabendo que não era o pai biológico. Naquele momento, percebemos que um simples garoto de 8 anos pode ensinar o valor da vida para um rapaz quatro vezes mais velho que ele. Essa é a beleza do relacionamento entre pai e filho, um ensinando ao outro, um aprendendo com o outro, não importa a idade. Foi assim no filme, é assim na minha vida com o meu velho, é assim no mundo. 


A todos os Pais, inclusive o MEU: FELIZ DIA DOS PAIS.....................atrasado!!


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário