sexta-feira, 8 de junho de 2012

Espião Por Engano (If Looks Could Kill)

Você está familiarizado com o produto DENOREX? Para quem não sabe, este produto é um shampoo anticaspa que tem (ou tinha) um forte cheiro que parecia remédio. A campanha publicitária então veio com a brilhante ideia do seu slogan: Parece, mas não é. Parece remédio, mas é shampoo. Esta frase faz tanto sucesso que para muitos casos ela é citada. 

E é com esse slogan que iniciamos o nosso post de hoje. Alguma vez você foi abordado por alguém na rua, pensando que você era uma outra pessoa? Ou quando dizem que sua feição é muito familiar a de um outro? Ou quando você fala com um indivíduo pensando que é um certo alguém? Pois é. Em todas essas situações: Parece, mas não é! E é exatamente isso que acontece com Michael Corben. Não sabe quem é?? Eu te digo:



If Looks Could Kill (1991) é, no inglês, a tradução justa e perfeita do slogan do nosso produto citado acima e sua história tem tudo a ver com ela. 

Michael Corben (Richard Grieco), após perder o ano na matéria de Francês, viaja juntamente com o resto de sua classe ao país originário da língua, como recuperação das aulas. Ao passo que isso acontece, o agente Blade (o cantor da banda The Who, Roger Daltrey)  acaba de ser eliminado pelas forças do mal de Augustus Steranko (Roger Rees). A solução então é enviar o agente americano Michael Corbin para impedir os avanços do maníaco europeu. Porém, sempre um passo à frente, Steranko age rapidamente e elimina Corbin no aeroporto, antes de embarcar para a Capital da Luz. Bom, ele matou Corbin, mas não Corben. E é por causa de UMA LETRA que toda a trama se desenvolve. A Inteligência Britânica confunde o agente com o estudante e a partir daí se descobre que o objetivo PARECE, MAS NÃO É. Será que Michael pode deter os planos de Steranko? Bom, é melhor vocês descobrirem logo!

Apesar do filme quase ser um engano, as curiosidades são bem verdadeiras. Vejamos:

  • Eles realmente filmaram as cenas em 2 aeroportos diferentes. A partida foi gravada em Dorval, Montréal. (YUL para qualquer fã de aviação) e a chegada foi filmada em Mirabel, também em Montréal (YMX).
  • Este é o primeiro filme do ator Richard Grieco, protagonista do filme. 
  • As milhares de moedas de ouro feitas pelos metalúrgicos de Steranko eram realmente moedas de chocolate cobertas em embalagens de folha de ouro. Delícia, hein!!
  • O emblema do escorpião de Steranko foi desenhado por um tatuador de Montréal.
  • Os capangas de Steranko foram interpretados por membros de uma unidade SWAT da polícia de Montréal. Assim não vale!!
  • O carro que Gabrielle Anwar, a Mariska, dirige no filme é um 1990 Nissan 300ZX branco.
  • O diretor do filme, William Dear, aparece em cena. Ele testa a armadura à prova de bomba durante o "passeio" de Corben pelas instalações da Inteligência Britânica. O diretor diz a seguinte frase: "Maybe latter" 

Com um faturamento bruto na casa dos 7 milhões de dólares, Espião Por Engano (Título em Português) nos traz uma rica trilha sonora. Ela é composta por bandas com Outfield, Kylie Minogue, The Fixx, The Escape Club, The Stabilizers, Glenn Medeiros e muitos outros. É um prato cheio para quem curte um bom e velho Rock N' Roll. Quem quiser ouvir é só clicar neste link e procurar pelo título do filme: http://www.youtube.com/user/SoundRarity

O interessante roteiro foi escrito por Fred Dekker que, por curiosidade (mais uma), não escreveu pensando em Grieco como ator principal. Segundo o próprio, ele pensou em alguém que: parece, mas não ERA ele. De qualquer maneira, fazer o papel de Corben não devia ser algo tão difícil, afinal, ele está vivendo a aventura de uma outra pessoa. Ele é um estudante que foi confundido por um espião e agora tudo o que ele tem a fazer é resgatar uma bela moça, salvar toda a Europa e se formar na escola. Hey, sem problemas!!!


O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!


Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário