sexta-feira, 13 de abril de 2012

Titanic



Este seria um belo pôster para colocar num quarto de um apaixonado por navios. Uma pergunta: Alguém se lembra que navio é esse??? Caso negativa a resposta, vou dar algumas dicas: navio transatlântico construído na Irlanda do Norte que tinha capacidade para 3.547 pessoas, 256 metros de comprimento, piscina, ginásio, quadra de squash e móveis caríssimos. Foi concebido para ser inafundável e no dia 14 de Abril de 1912 bateu num iceberg entre a Inglaterra e os Estados Unidos, afundando em duas horas e quarenta minutos. Ainda não sabe??? Bom, entre em qualquer site de notícias e você irá perceber que este navio está completando 100 anos de morte! É, agora ficou fácil!


RMS Titanic, ou simplesmente Titanic (1997) tem um enredo conhecido por muitos. Um dos melhores filmes já feitos, bateu todos os recordes na sua época ganhando 11 estatuetas do Oscar. Todos conhecem a tragédia, seu número de mortos, suas causas e consequências daquela noite sombria, mas poucos sabiam de uma linda história de amor que aconteceu dentro do majestoso navio. Claro, uma ficção para dar asas a uma realidade desastrosa. 

84 anos depois, uma mulher de 101 anos, chamada Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet) conta a história para sua neta Lizzy Calvert e os pesquisadores Brock Lovett, Lewis Bodine, Bobby Buell e Anatoly Mikailavich sobre sua vida definida em 10 de abril de 1912, em um navio chamado Titanic quando ela, ainda jovem, embarca de partida junto com passageiros da classe alta, com sua mãe, Ruth DeWitt Bukater, e seu noivo, Caledon Hockley (Billy Zane). Enquanto isso, um andarilho e artista chamado Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e seu melhor amigo Fabrizio DeRossi ganhariam os bilhetes da terceira classe para o navio em um jogo de pôquer. Rose então, explica toda a história da partida até a morte do Titanic em sua primeira e última viagem na madrugada do dia 15 abril de 1912, exatamente as 2:20 da manhã, servindo de cenário para um intenso e curto romance entre os jovens. 

Como é de se esperar, milhares de curiosidades foram descobertas nessa mega produção. Algumas, sensacionais. Vamos conhecê-las:

  • Antes de anunciar o desenvolvimento do filme, o diretor James Cameron filmou cenas de icebergs na costa da Nova Escócia, sob o pretexto de fazer um filme intitulado "Ice Planet".
  • Quando James Cameron decidiu incluir cenas reais de restos do Titanic no fundo do mar, ele não queria simplesmente atirar um submersível no mar, como tinha sido feito para um documentário IMAX. Para permitir que as filmagens de fora do sub fossem feitas, o irmão de Cameron, Mike Cameron e Panavision desenvolveram um sistema de câmera capaz de suportar as 400 atmosferas de pressão nessa profundidade. 12 mergulhos foram necessáriosNos últimos dois mergulhosfotos foram tiradas através do envio de um veículo operado remotamente no naufrágioJames Cameron tinha a intenção de utilizar este dispositivo apenas como um adereço.
  • A maior parte da decoração do navio ou foi reconstruída por ou sob a supervisão de pesquisadores da White Star Line, a companhia original que construiu e forneceu o Titanic.
  • Quando Jack está se preparando para desenhar Rose, ele diz a ela para Deite-se sobre a cama, uh, eu quero dizer sofá.A fala era para "Deite-se no sofá", mas DiCaprio fez um erro honesto e James Cameron gostou tanto que ele manteve. Ficou bom, foi pro aaaarrr!!
  • As cenas durante o qual Thomas Andrews castiga o segundo chefe Charles Lightoller para enviar os barcos de distância, sem enchê-los de capacidade é a única cena em todo o filme em que a respiração dos atores não foi digitalmente acrescentada mais tarde.
  • As cenas da casa das máquinas foram parcialmente filmadas a bordo do navio SS Jeremiah O'Brien, navio da Segunda Guerra MundialGrades menores e passarelas foram instaladas para tornar os motores maiores.
  • A cena em que Rose encontra Jack para lhe agradecer por ter salvado sua vida foi improvisada pelos dois atores a pedido de James Cameron. Foi totalmente improvisadaCameron também credita a Kate Winslet com a fala "Este é o lugar onde nos conhecemos" durante o naufrágio final, bem como sugerindo Rose cuspir no rosto de Cal, em vez de dar um soco nele.
  • Quando a cena em que uma parede de rajadas de água atravessa uma porta, James Cameron disse que os 40.000 litros de água despejados no corredor não foram suficientes, e pediu que a quantia fosse o triploO conjunto teve de ser reconstruído para filmar novamente. Muitas cenas sobre a destruição da água só puderam ser feitas uma única vez!
  •  O diretor aparece algumas vezes em cena. Por exemplo:  Logo abaixo de Lovejoy durante a festa nos pavimentos de baixo, com uma barba grisalha e também em pé, atrás de Fabrizio, no convés à espera de um barco salva-vidas quando Murdoch começa a atirar.

Esta película realmente possui diversas curiosidades. É um filme riquíssimo. Cerca de 192 citações sobre bastidores, história, persogens, atores e etc. Nada mais justo para um filme que faturou mais de 1 bilhão e 840 milhões de dólares no mundo todo. Seu orçamento ficou na casa dos 200 milhões. Tanto sucesso e uma data comemorativa fazem com que este mega sucesso volte aos cinemas, agora em 3D. Imaginem ver uma hélice a poucos metros do seu olho ou um navio afundando bem em sua direção. 

Dos 2.223 seres humanos a bordo, 706 foram resgatados, sendo que 60% deles eram de primeira classe. 1.517 pessoas foram mortas, sendo que o percentual de pessoas da terceira classe foi de 76%. Muitas foram as causas deste acidente: leme menor para o tamanho do navio, falta de binóculos para os homens de mastro, inversão de marcha dos motores sem necessidade já que um simples desvio resolveria. Além disso, muitas também foram as suposições que variam desde um navio avistado por tripulantes que aparentemente recusou ajudar a um lapso de meio minuto que poderia salvar o navio. O fato é que o acidente aconteceu e serviu de lição para todo o mundo. Como uma construção que foi concebida para ser inabalável foi complemente devastada na sua viagem inaugural?? Resposta da natureza diante da prepotência do homem? Erro Humano? Orgulho exacerbado? Enfim, não adianta em nada a procura por esses questionamentos. O passado nos mostrou um terrível acidente que matou inúmeras pessoas que na sua maioria eram pobres! Me digam: 100 anos depois, alguma coisa mudou?

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme, de novo!



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário