sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Santo (The Saint)



Quem saberia dizer qual filme tem relação com essa imagem? Ora, é muito fácil. Aparece um bonequinho dando a mão pra alguém com pose de quem vai dançar! É, pode ser difícil, mas uma vez que se vê uma auréola em cima de sua cabeça tem-se a certeza de que se trata de:




The Saint (1997). Isso mesmo, O Santo. Mas esperem um pouco! Como é possível um ser humano qualquer se tornar um santo? Bom, é muito simples: 
Simon Templar (Val Kilmer) não tem uma família, nenhuma casa e esse nem é mesmo seu nome verdadeiro. No entanto, Simon Templar, também conhecido como O Santo, usando da sua criação de identidades falsas nomes de santos católicos, é um dos ladrões mais bem sucedidos do mundo. Ágil, afável e um mestre do disfarce, Simon consegue despistar a polícia seguidas vezes. Em seu próximo trabalho, Simon é contratado pela máfia russa para roubar uma fórmula de energia de fusão a frio da cientista Emma Russel (Elisabeth Shue). No entanto, a missão dá errada quando ele se apaixona pela cientista, uma mulher muito inteligente. Simon e seu novo amor devem agora conseguir despistar a máfia russa e trabalhar na fórmula de energia antes do pior acontecer e a Rússia ser afetada para sempre. 

Posso garantir que as curiosidades dessa produção são, no mínimo, milagrosas:


  • No final, quando Simon Templar está dirigindo e ouvindo o locutor de rádio de notícias dizer que US$ 3 bilhões foram doados para a Cruz Vermelha americana e outras instituições de caridade, a reflexão da luz solar no pára-brisa cria um halo em torno da cabeça de Simon, a famosa auréola.  A voz do locutor de rádio no final do filme é de Roger Moore, que interpretou O Santo na televisão britânica na década de 1960 antes de ir para uma maior fama como James Bond na década de 1970.
  • Enquanto filmava em Oxford, Inglaterra, os produtores tiveram a Bodleian Library (a biblioteca principal da Universidade de Oxford), fechada ao público por vários dias. Isto causou muitos problemas na Universidadevisto que grande parte dos alunos foram em outros lugares estudar para os exames.
  • O nome do investidor da produção, John Lanzer, aparece como o autor do livro"Os Cavaleiros Templários", que Simon está lendo em segredo no início do filme durante a aula no orfanato.
  • A poesia escrita pelo personagem do artista de cabelos compridos, Thomas Moore, foi realmente escrita por Val Kilmer.
  • Val Kilmer ganhou 6 milhões de dólares para fazer este filme. 

O Santo faturou nas bilheterias do mundo todo cerca de 170 milhões de dólares para um orçamento estimado na casa dos 68 milhões. Um bom faturamento para um filme que ninguém sabe o verdadeiro nome do protagonista. Simon Templar, Thomas Moore, Marin Depores, Buro Houtenfaust, August Christopher  são alguns dos nomes que o ladrão utiliza para interpretar os seus egos. No entanto, o que todos eles tem em comum são a santidade  das ações das graças chamadas. Justamente o contrário que ele fazia, afinal, era um ladrão que roubava de todos. Quem é o santo então? Ao se apaixonar, resolver mudar e procura fazer três ações milagrosas para merecer o tal título de santidade. Rouba para o bem! Uma espécie de Robin Hood. Sendo assim, posso chegar a uma conclusão: Um homem sem nome nunca pode ser identificado. Um homem que não existe nunca pode ser pego. Um homem que não ama, nunca pode se sentir realmente vivo. É o que acontece quando você se rende ao coração. 

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!







Um comentário: