sexta-feira, 23 de março de 2012

A Sombra e A Escuridão (The Ghost and The Darkness)


África. Mais precisamente Kenya. Mais precisamente Tsavo. É lá que em 1898, há 114 anos atrás, começava uma luta pela sobrevivência travada entre o ser humano versus o animal mais temido de todos, o Rei da Floresta, o mais carnívoro e sangrento felino: o Leão. O filme é espetacular e conta uma história real sobre dois leões que eram mitos, eram deuses. Foram considerados por muitos dois espíritos que rondavam a região, caçando os seus inimigos. Eram chamados de A Sombra e a Escuridão (1996) ou no bom inglês: Ghost and Darkness. 

Em 1896, o tenente-coronel John Patterson (Val Kilmer) foi enviado para a África Oriental para construir uma ponte ferroviária. Ele tinha um prazo a cumprir, mas estava confiante de que ele e sua grande força de trabalho dos africanos e índios podiam fazer o trabalho no tempo. John era um homem de palavra e fazia as coisas (o que ele demonstrou em seu primeiro dia matando um leão que estava atrapalhando a força de trabalho). John ganhou o respeito de todos, mas não durou por muito tempo porque algumas semanas mais tarde, 2 leões novos começaram a visitá-los e eles, bom, como todos já sabem, são devoradores de homens. O filme é baseado em uma história real e durante a construção da ponte, os leões entravam no campo para matar os trabalhadores. Acreditando que eles não seriam leões reais, os moradores colocaram os nomes de 'The Ghost' e 'The Darkness'. Depois de perder dezenas de trabalhadores para os leões, a ferrovia trouxe Remington (Michael Douglas), um americano caçador para matá-los, mas mesmo sua reputação de ser o melhor não poderia impedir uma carnificina ainda mais. Acredita-se que mais de 130 pessoas foram mortas pelos dois leões em apenas alguns meses. 

Muita cultura é percebida nas curiosidades deste filme. Vamos conhecê-las:

  • Os Leões de Tsavo não tinham muita juba, talvez devido às variáveis ​​ambientais, embora os leões sem juba não são exclusivos de Tsavo. Seu gosto para o homem pode ter sido devido a um surto de peste bovina na época, o que pode ter esgotado a sua presa normal. A lenda em torno deste evento é quase inteiramente baseada nos livros escritos por Patterson, que se tornou um best-seller , e fez Patterson bem rico. É possível, se não provável, a contagem de 130 mortes ter sido forjada um pouco. Patterson certamente define-se como herói da história, o que certamente se encaixa com a noção ocidental de "grande caçador branco" do período. Sabe-se que ele matou dois leões (ambos com quase nove metros de comprimento), e que, de fato, matavam e comiam seres humanos. Também é possível que eles fizeram isso porque  não eram capazes de matar e comer a presa normal, pois as mandíbulas dos dois mostravam algum sinal de doença dentária incomum. Eles residem agora na coleção permanente do Museu Field de Chicago, mas o governo do Kenya está se movendo para tentar obtê-los. 
  • personagem de Michael Douglas foi introduzido para efeitos do filme. 
  • O tenente-coronel Patterson  tinha as peles e crânios dos dois devoradores de homens. Em 1924, ele vendeu ao Museu de Chicago por US $ 5.000. 
  •  apenas uma cena envolvendo um leão animatrônico. Todos as outras cenas foram utilizadas com dois leões da vida real chamados Bongo e Caeser. Os mesmos leões  também apareceu no filme de George of the Jungle. Mega astros já!!
  • O local onde a ponte foi construída é agora chamada de Junção Come Homem, após os dois leões. É em Tsavo East National Park, Kenya, cerca de 300 quilômetros a sudeste de Nairobi. 

Dirigido por Stephen Hopkins e com roteiro de William Goldman, este drama tem os seus valores desconhecidos. Sabemos que na época os atores principais ganhavam, juntos, certa e 22 milhões de dólares. Portanto, é uma história cara para a época. Nada mais justo do que mostrar a bravura de Patterson que, sozinho, matou a Sombra e a Escuridão. Basicamente, o que ele fez foi: controlar o seu medo e rezar para que a presa fosse os leões e não ele. O interessante dessa história é que somente as partes mais incríveis foram REAIS. Um roteiro pronto de uma crônica simples: Perca o medo ou você perderá outra coisa.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário