sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

The Wonders - A Historia Não Acabou (That Thing You Do)

Antes de começarmos este post, que tal escutarmos uma música que concorreu ao Oscar de Melhor Canção:


Sim, Senhoras e Senhores! Estamos tocando The Wonders, uma das melhores bandas da década de 60. Com este hit que alcançou o topo das paradas por um longo período, a banda norte americana conquistou uma legião de fãs pelo mundo inteiro. Os quatro integrantes lotavam os lugares por onde tocaram e ganharam muito dinheiro, além do coração de diversas garotas. Bom, tudo aí parece ser perfeito e até surreal. Pois é, o problema é exatamente este! Nada disso existiu. Não sei se isso aconteceu com vocês, mas comigo, com certeza! Eu sempre achava que The Wonders foi uma banda real, com músicos reais que viveram nos tempos áureos do rock. Infelizmente (ou felizmente!!) essa história toda está dentro da cabeça de um único ator: Tom Hanks. 



That Thing You Do! foi escrito, dirigido e atuado por Tom Hanks, um ator que dispensa comentários e/ou elogios. Segundo o próprio ator, a ideia de fazer este filme foi mostrar como nascem e morrem as bandas chamadas One Hit Wonder, ou seja, as que fazem sucesso e que são reconhecidas por apenas uma música. 

O filme narra uma fábula de uma banda de pop rock formada um ano depois dos Beatles tomarem a América no início de 1964. Viciado pelo Jazz, Guy Patterson (Tom Everett Scott), infelizmente labutando na loja de eletrodomésticos da família, é recrutado para a banda chamada The Oneders (rebatizada mais tarde por The Wonders), após, acidentalmente,  seu baterista quebrar o braço. Depois de injetar uma batida de rock rapidíssima na balada do vocalista Jimmy Mattingly (Johnathon Schaech), a música inegávelmente pop arremessa a banda em um turbilhão breve de sucesso, retratando o conto de muitas bandas americanas que tentavam agarrar o anel de bronze do rock and roll na esteira da invasão britânica. E é com esse sucesso que vem o seu empresário, o idealizador do filme, Tom Hanks.

O filme é repleto de curiosidades bastante sonoras. Vamos ouvi-las:

  • Os quatro atores que interpretam The Wonders ensaiaram como uma banda por oito semanas para obter a sensação de tocar, mas, a maioria de seus desempenhos no filme foram dublados por outros músicos.
  • As cenas de exterior de Erie, Pensilvânia, a cidade natal da banda, foram filmadas em Orange, Califórnia. Já o concurso do início do filme foi filmado na Mercyhurst College, em Erie. 
  • Tom Hanks chama a sua empresa de produção de Play Tone em homenagem à gravadora fictícia do filme.
  • De acordo com Tom Hanks, Charlize Theron foi a primeira atriz a fazer o teste para o seu personagem e a primeira pessoa a ser escalada para o filme.
  • A história da banda continuou no encarte do álbum da trilha sonora do filme. Foi revelado que, após aparição do grupo no "Showcase Television Hollywood", "That Thing You Do!" subiu para # 2 no "Billboard". O encarte é atribuído a A.M. White (Mr. White, o papel de Hanks), que, supostamente, mais tarde tornou-se presidente do rótulo Playtone.
  • O baixista interpretado por Ethan Embry nunca é explicitamente chamado pelo seu real nomeTodas as referências a ele no filme são como "baixista", e nos créditos ele é chamado como "TB player".
  • A cena em que The Wonders tocam ao vivo no The Showcase Television Hollywood foi filmada no Estúdio de Bob Barker,  na CBS Television City, em Hollywood,Califórnia.
  • Estréia no cinema de Tom Everett Scott. Tom Hanks foi inicialmente contrário à contratação de Scott por causa da forte semelhança de Scott com um Hanks mais jovem. Ele foi finalmente convencido por sua esposa, Rita Wilson, que achava que Scott era bonito.
  • Esta é a estréia de Tom Hanks como diretor e escritor ao mesmo tempo. 

Aqui no Brasil, milhares de bandas fazem sucesso com apenas uma música e pouco tempo depois somem da mídia e da mente das pessoas. P.O Box, Virgulóides, Luan e Vanessa, Luka, Twister, Vanessa Rangel e muitoooo mais. Este filme é um excelente retrato do que acontece no mundo artístico. Na realidade, fazer sucesso com uma música, para todos esses cantores e bandas, é uma grande realização. Acredito que todos eles, antes da fama, lutaram e batalharam muito para fazer e gravar uma canção e conquistar tudo o que eles conquistaram deve ter sido uma gratificante surpresa. Eu penso mais além e tenho fé de que eles são pessoas realizadas, mesmo que rapidamente, pois, na vida deles chegou o momento em que o sonho que eles sonharam se tornou a coisa que eles fizeram, ou, no bom inglês, That Thing You Do!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!



5 comentários:

  1. vc poderia me responder qual foi o lugar onde o guy foi para ouvir jazz

    ResponderExcluir
  2. vc poderia me responder qual foi o nome do lugar onde o guy fo para ouvir jazz

    ResponderExcluir
  3. e tambem poderia me informar o nome do restaurante onde eles tocaram pela primeira vez

    ResponderExcluir