domingo, 26 de fevereiro de 2012

Indicação do Mês: Caçadores de Emoção (Point Break)


Hoje à noite acontece o Oscar 2012. Milhares de lentes estarão todas voltadas para Los Angeles acompanhando a premiação dos melhores do ano. Muita expectativa em torno de alguns filmes, diretores e artistas e a minha vai especialmente para o conterrâneo Carlinhos Brown na sua vitória como melhor canção junto com Sergio Mendes para o filme RIO. 

Por aqui, vamos homenagear uma vencedora de 2009 por melhor filme, Guerra ao Terror. Sim, a indicação do mês é da diretora Kathryn Bigelow. Não, não vamos indicar o filme de guerra ganhador da estatueta. A película que iremos indicar para o mês de Fevereiro tem tudo a ver com praia e sol e é, na minha humilde opinião, o melhor roteiro sobre o grandioso esporte que é o surf. Com vocês, Point Break (1991). 

Na cidade costeira de Los Angeles, uma gangue de ladrões de banco se chamam Os Ex Presidentes. Eles cometem seus crimes vestindo máscaras dos ex-presidentes Reagan, Carter, Nixon e Johnson. O F.B.I. acredita que os membros da quadrilha poderiam ser surfistas e enviam o jovem agente Johnny Utah (Keanu Reeves) disfarçado na praia para se misturar com os surfistas e obter informações. Utah conhece o surfista Bodhi (Patrick Swayze) e é atraído pelo estilo de vida de seu novo amigo.

Muitas curiosidades radicais aconteceram neste filme. Como é uma indicação, vamos ver algumas delas:

  • Keanu Reeves observou verdadeiros agentes do FBI em Los Angeles para estudar para o papel. Ele também praticava com treinadores da UCLA para ajudar com o cenário do futebol.
  • Patrick Swayze era um pára-quedista completo e participou da cena de para-quedismo do filme.
  • Keanu Reeves, que aprendeu a surfar para o seu papel ainda surfa como um hobby até hoje.
  • A palavra "fuck" é dita 105 vezes no filme. What the f#@%k!!

Com um orçamento na casa dos 24 milhões de dólares e faturamento na casa dos 97, Caçadores de Emoção, como é chamado aqui no Brasil já mostrava para o mundo a direção de Kathryn. 18 anos depois, ela levou o Oscar. O filme mostra aos seus telespectadores duas excelentes razões para ser visto: como o surf muda a vida das pessoas pela sua forma envolvente e pela devoção dos seus praticantes e também prova até onde vai um disfarce de uma pessoa. A relação de Bodhi e Utah vai além de uma perseguição entre policial e bandido, ela penetra na mudança de um comportamento, no estilo de vida e porque não, na adoração de Utah por Bodhi. Tamanha é a admiração e o agradecimento que Utah comete erros em nome de Bodhi. Não é a primeira vez que vemos isso nos filmes e nem será a última. Pelo menos, ganhamos uma boa direção e cenas de tirar o fôlego.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Sorte Brown!


Nenhum comentário:

Postar um comentário