sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller´s Day Off)


Um marco, um épico, um clássico. Esses são alguns adjetivos que melhores descrevem este filme, quer dizer, este filmaço! 25 anos se passaram e todos os alunos de diferentes escolas do mundo desejariam ser por um dia Ferris Bueller. Agora, as aulas estão voltando e junto com ela a rotina de ir para a escola, entrar na classe, aprender, aprender e depois voltar para casa. Um longo ano se inicia para muitos estudantes de diversos países. As primeiras lições estão sendo passadas e, claro, aqui não pode ser diferente! Pois, eis a primeira lição de casa: Assistam logo Ferris Bueller´s Day Off (1986). Olhem e aprendam com o personagem principal. Garanto a vocês que este assunto vai cair na prova!

Ferris (Matthew Broderick) é um malandro que conhece todos os truques. Hoje, ele decide tirar o dia de folga da escola e assim, conclama seus melhores amigos, Cameron (Alan Ruk) e Sloane (Mia Sara). Cameron é relutantemente convencido a emprestar a Ferrari de seu pai e, juntos, eles criam um plano para tirar Sloane fora da classe.  O Reitor, clássico suspeito de estudantes, Ed Rooney sabe tudo sobre Ferris, mas nunca poderá provar. A irmã, Jeanie, é também frustrada porque seu irmão sempre fica afastado da escola com os seus truques e ela não. Além disso, o garoto é um 'anjo' aos olhos de seus pais. Hoje, é a folga de Ferris, ele pretende se divertir, e ele consegue, é claro!!

Uma referência como essa deve ter milhões de curiosidades. Mas, assim como ele, hoje, eu não vou escrever, porque estou de folga e quero curtir a minha sexta feira. (Ah se fosse assim a vida!). Brincadeiras à parte, vamos a elas:

  • Em um primeiro rascunho do roteiro, Ferris tinha dois irmãos mais novos e Jeanne era para ser a filha do meio.
  •  A Ferrari do pai de Cameron não era uma Ferrari real. Como era muito caro alugar um, eles fizeram três falsos com um corpo de fibra de vidro Quando a Ferrari caiu, o capô de fibra de vidro rasgou. Alguns ramos foram colocados sobre ele para garantir que a câmera não gravasse.
  • A secretária Grace foi uma improvisação de cena. Foi bom...está no ar!!!!
  • Uma série de momentos-chave do filme foram criados na sala de ediçãoJeannie chutando Roonie três vezes no rosto (quando não era na verdade apenas um chute filmado), o beijo Ferris e Sloane em frente a Roonie era originalmente apenas um beijo brevemas foi  editado para um longo beijo visto no filme.
  • Para produzir o efeito desejado de um drogado para o seu papel como o viciado em drogas na delegacia de polícia, Charlie Sheen ficou acordado por mais de 48 horas antes de a cena ser filmada.
  • A seqüência da Parada (famosa música dos beatles) foi filmada durante a Parada do Dia Von SteubenUm evento anual na área de Chicagoland.
  • Ferris usa uma roupa diferente em cada cena antes que ele e Cameron vão pegar Sloane.
  • Cindy Pickett e Lyman Ward, que fizeram os pais de Ferris, casaram na vida real após as filmagens deste filme.
  • Mia Sara diz que Matthew Broderick realmente fez cócegas nos pés e joelhos para fazê-la rir naturalmente na cena táxi.
  • Rob Lowe, John Cusack, Jim Carrey, Johnny Depp, Tom Cruise, Robert Downey Jr. Michael J. Fox foram todos considerados para o papel de Ferris Bueller.
  • Alan Ruck tinha 29 anos quando fez o papel de Cameron. Velho para um jovem, não!?!?
  • As cenas do salão em que você vê Jeanie andando pelo corredor e uma criança recolhendo dinheiro para salvar Ferris são as mesmas salas de The Breakfast Club. Afinal, ambos os filmes foram dirigidos pelo mesmo diretor, John Hughes. Ele escreveu o roteiro em 06 dias!!!
  • A cena do ônibus que passa durante os créditos finais foi uma cena cortada do filme. Era para ter lugar depois de Jeanie anunciar que ela chamou a polícia, e Roonie tinha que encontrar um lugar para se esconder. Isso explica por que o céu não é escuro, e porque um ônibus está levando para casa os alunos as seis horas na noite.
  • Durante o desfile, vários figurantes aparecem dançando (incluindo o trabalhador da construção civil e o lavador de janelas). Originalmente, não tinha nada a ver com o filmeEles foram simplesmente dançando a música e John Hughes achou tão engraçado que ele disse aos operadores de câmera para registrá-los.
  • O diretor aparece na cena do trânsito de Chicago, atravessando a rua da direita para a esquerda vestindo  um casaco azul numa das primeiras sequências do filme.

Como toda escola que se preze, aqui tem sim um intervalo. E nada melhor do que ouvir: 


Acabando o intervalo, vamos ficando por aqui! O orçamento deste filme ficou na cada dos 06 milhões de dólares e o faturamento na casa dos 70. Ou seja, 10 vezes mais!!!! É uma maravilha isso! Bom, espero que todos tenham curtido a nossa aula e aprendido um pouco mais sobre a história de vida deste grande Bon Vivant. Falando sério agora, ter uma folga é fundamental e essencial para os humanos. Recarregamos as baterias e descansamos para uma longa jornada de trabalhos e/ou estudos. Claro que o feito de Ferris é errado e não deve ser seguido por NINGUÉM. Tá, eu sei que isso é quase impossível, afinal, o que vimos no filme é a luta de um homem para ter....calma! É a regra do lazer se impondo. É simplesmente curtir a vida adoidado!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme e Boa Volta as Aulas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário