segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Clube dos Cinco (The Breakfast Club)


2012 chegou e com ele as férias acabaram. Sendo assim, estamos de volta com as nossas postagens. E para começar um ano que promete ser muito bom, trago aqui para vocês um clássico dos anos 80. Uma verdadeira obra prima da grande telona. Um filme que marcou uma época e que repercute o seu sucesso até os dias atuais. Senhoras e Senhores, estamos falando de O Clube dos Cinco, título traduzido de The Breakfast Club (1985). 

São cinco alunos com nada em comum, que são obrigados a passar um sábado de detenção juntos na biblioteca da sua escola. Às 7 da manhã, eles não tinham nada a dizer, mas por quatro horas, eles descobriram suas almas umas às outras e se tornaram a partir daí bons amigos. Para o mundo exterior eram simplesmente o Militar, o Cérebro, a Criminosa, a Princesa e o Maluco, mas uns aos outros, seriam sempre o clube dos cinco.

Foram as coincidências dentro das diferenças que uniram esses alunos. E de coincidências e curiosidades, este filme está repleto. Conheçam algumas:
  • Emilio Estevez foi originalmente contratado para interpretar Bender, mas John Hughes, o Diretor, não conseguiu encontrar alguém para fazer Andrew Clark. Assim, Emilio concordou em fazer o papel. Além dele,  Molly Ringwald queria muito fazer a Allison, mas Ally Sheedy já havia sido prometida para fazer.
  •  A mãe e a irmã mais nova de Anthony Michael Hall interpretam a mãe e a irmã do seu personagem, Brian, no filme.
  • A biblioteca na qual este filme foi gravado foi construída no ginásio da Maine High School especialmente para o filmeA escola fechou em 1982, dois anos antes do início das filmagens. Hoje, é uma delegacia de polícia.
  • O diretor John Hughes insistiu que todo o elenco e equipe fizessem suas refeições no refeitório da escola. Isto que é integração!!
  • O título do filme vem do apelido inventado por estudantes e funcionários de detenção da New Trier High School, a escola frequentada pelo filho de um dos amigos de John HughesAssim, aqueles que foram enviados para a detenção foram designados os membros da "The Breakfast Club". O nome se dá, provavelmente, pelo título do show americano de rádio mais longo de entretenimento, com sua transmissão feita em Chicago, de 1933 até 1968.
  • Nicolas Cage foi originalmente considerado para o papel de John Bender, mas a produção não podia pagar o seu salário na época. John Cusack foi originalmente escalado como John Bender, mas John Hughes decidiu substituí-lo por Judd Nelson, antes do início das filmagens.
  • O diretor disse que o elenco ensaiou o filme inteiro como se fosse um jogo algumas vezes antes do início das filmagensDepois que o filme foi um sucesso, Hughes foi convidado a escrever o roteiro como se fosse um jogo para ensino médio poder realizá-lo. E olhem que ele escreveu o roteiro em apenas DOIS DIAS!!!!
  • O filme foi gravado inteiramente em sequência.
  • John Hughes quis originalmente que o filme tivesse duas horas e meia de duraçãoNo entanto, muitas das cenas foram cortadas e os negativos destruídos. John Hughes, disse na Première que ele tinha a única cópia completa do filme.

Com um faturamento na casa dos 45 milhões de dólares, esta película contou com o famoso, pelo menos na época, Brat Pack, apelido dado por um grupo de jovens atores e atrizes que frequentemente apareciam juntos nos filmes adolescentes do anos 80. O termo teve popularidade em uma reportagem da revista New York Magazine sobre um grupo de famosos atores adolescentes. O grupo se caracterizou pelos membros principais como Rob LoweJudd Nelson e Emilio Estevez, por seus filmes serem uma crítica à geração patética, cínica, possessiva e ideologicamente árida da época. Os filmes eram feitos com o estereótipo adolescente, onde se localizavam na maioria das vezes no subúrbio de Chicago, focalizando o dia-a-dia dos adolescentes de classe média-alta. Todo o Clube dos Cinco fazia parte deste grupo. E é este o tema principal do filme que começamos em 2012. Vamos mostrar que os adolescentes de hoje aprenderam a lição de que: são as diferenças que nos unem. Sem preconceitos! É isso que o filme quis dizer!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

3 comentários:

  1. Queridissimo Peu,
    Como foi de Ano Novo?
    Vejo que o Blog continua a todo vapor, spero ter mais tempo para acompanhar suas ótimas recomendações!
    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcos,

    Meu ano novo foi bem legal. E o seu, como foi? O Blog voltou à sua rotina e esperamos trazer bons filmes!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Peu,
    Que Deus seja louvado! O meu foi maravilhoso. Agora estou viajando pelo interior de SP, você mora onde?
    Afinal é difícil conhecer cinefilos jovens.
    Ainda aguardo dicas sobre filmes religiosos...rs.

    Forte abraço

    ResponderExcluir