domingo, 22 de janeiro de 2012

Inimigo do Estado (Enemy of The State)



Dentre os assuntos mais comentados no país hoje, um deles é sobre um possível crime ocorrido dentro de um reality show. É, o BBB está na boca do povo brasileiro. O programa "mais vigiado" do Brasil sempre gera discussões entre as pessoas que o assistem e que também não o vêem. 

Por conta desta atmosfera de voyerismo e observação, trouxemos neste post um filme que trabalha em cima deste assunto. Um dos melhores, na verdade. O longa de ação  Enemy of State (1998) é um thriller que prende a sua respiração e o faz pirar a cada enrascada que o personagem de Will Smith se mete. 

Robert Dean (Smith) é um advogado bem educado que trabalha em Washington DC. Ele está na trilha de um chefão chamado Pintero. Enquanto isso, um político chamado Thomas Reynolds (Jim Voight) está negociando com o congressista Phillip Hammersley sobre um novo sistema de vigilância com satélites. Mas Hammersley não aceita, obrigando Reynolds a matar o congressista. Mas, este assassinato foi gravado numa fita, e essa pessoa estava sendo perseguida pela equipe de Reynolds e dos agentes da NSA. O cara precisava abandonar a fita, por isso ele planta em Dean. Então, a NSA decide entrar na vida de Dean e é aí que tudo acontece. 

Inimigo do Estado tem muitas curiosidades interessantes e divertidas. Vamos conhecê-las:

  • O esporte boxe aparece nas televisões durante quatro cenas no filme.
  • Os satélites enviam repetidamente "CQ" em código Morse cada vez que é visto. "CQ" é abreviação de rádio para "Alguém aí quer conversar?" 
  • Várias vezes a localização de uma pessoa ou veículo que está sendo rastreado é dada em graus e minutos de latitude e longitude. Perto de Washington, DC, isso designa uma área de cerca de 1,02 milhas quadradas. Não tão precisa como mostrado.
  • O sistema de videogame que o filho de Dean usa, e na qual "o disco" não funciona, é um NEC Turbo Express.
  • A tempestade da cena de perseguição de carro foi feita em um túnel de ar de grandes dimensões do duto abaixo dos quatro orifícios principais do túnel rodoviário Fort McHenry, em Baltimore, MD. O duto de ar só é acessível a partir do Edifício Administrador do túnel por escadas e um elevador pequeno, por isso os carros na cena foram distribuídos em várias seçõesdescendo três níveis abaixo, remontados e pintados. Uma vez que a filmagem foi concluída eles foram desmontados mais uma vez e retirado do duto. 
  • Gene Hackman recusou o filme várias vezes, mas acabou sendo convencido a assinar após um telefonema do diretor Tony Scott. Will Smith foi contratado por menos do seu preço de barganha porque ele queria trabalhar com Hackman. Will SÓ ganhou 14 milhões de dólares para fazer este filme!!!!
  • O consultor técnico do filme, Larry Cox, é um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional.
  •  O aniversário de Thomas Reynolds é 11/09/40Em 11 de setembro de 1940, o pesquisador George Stibitz demonstrou a primeira operação remota através de uma linha de telefone de uma máquina de computador.
  • A latitude / longitude dada durante a perseguição são realmente a localização da sede da CIA em LangleyViginia.
  • Don Simpson e Jerry Bruckheimer começaram a desenvolver a história para o filme em 1991, ou seja, incríveis SETE anos antes!!
  • Will Smith improvisou a fala de Dean sobre a compra da lingerie para si mesmo para tentar vestir nos fins de semanaSmith disse que era difícil de conter seus instintos cômicos durante um papel dramático.

Com um orçamento estimado em 90 milhões de dólares e faturamento beirando a casa dos 111 milhões em apenas poucos meses de exibição, podemos comprovar que Inimigo do Estado é pomposo e demonstra um roteiro curioso e cheio de reviravoltas. Naquele mundo, ninguém tem privacidade. Todos são observados e analisados. Não se escapa absolutamente nada. Tudo é visto, tudo é olhado. A única privacidade que restou está na mente das pessoas. E é neste meio que Dean se mete, inevitavelmente. Primeiro pensam que ele está paranoico. Mas, não é paranoia quando eles estão realmente atrás dele. E é traçando um paralelo com o programa brasileiro que vamos terminando este post. No filme, a abordagem é sobre a invasão da privacidade. No programa, é a permissão. Então, nada de reclamações!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário