domingo, 11 de dezembro de 2011

Um Morto Muito Louco (Weekend at Bernie´s)


Muitas escolas e faculdades já estão dando as suas férias para os seus alunos. Milhares de estudantes aproveitando o final do ano para curtir a melhor época de suas vidas. São nelas que todos os jovens curtem as praias, vão as festas, se divertem da melhor forma possível. Inexplicavelmente, o filme que será tema do post de hoje representa, pelo menos pra mim, toda esta atmosfera que é muito boa para qualquer estudante, seja ele de escola pública ou particular. Sim, estou falando do filme Um Morto Muito Louco, originalmente chamado de Weekend at Bernie´s (1989).

Dois jovens, Larry (Andrew McCarthy) e Richard (Jonathan Silverman) tentam fazer o seu caminho em uma corporação. Um usando o seu charme, o outro no trabalho duro. Quando eles vão para o presidente, Bernie (Terry Kiser) com um erro gravíssimo na parte financeira da corporação, ele finge estar emocionado e convida-os à sua casa de praia no fim de semana. Na verdade, Bernie planeja mata-los. Para isso, ele vai até a máfia para pedir esse favorzinho. O problema é que ele brinca com a namorada de seu parceiro da máfia. Para se vingar a máfia mata Bernie no final de semana. Desesperados, os meninos acabam por ter de fingir que Bernie ainda está vivo com o assassino frustrado tentando de uma por todas completar o  seu trabalho.

Com excelentes atuações dos dois personagens principais, este filme, marco da década de 80 tem muitas curiosidades engraçados e divertidas. Vamos a elas:

  • Andrew McCarthy foi convidado a ler o roteiro para pensar sobre o papel de Richard. Quando ele leu, amou a parte do Larry, e conseguiu por fim fazer essa interpretação.
  • dublê de Bernie sofreu algumas costelas quebradas durante as filmagens devido a todas as armadilhas e acrobacias de viver um morto, mais notavelmente na cena envolvendo Bernie sendo arrastado ao redor da superfície do lago, batendo em metais e obstáculos flutuantes.
  • casa da praia não estava em "Hampton Island", mas realmente em uma reserva natural na Carolina do NorteFoi construída apenas para este filme, com o acordo de que seria demolida logo após o filme e a terra voltaria à sua condição primitiva. Desperdício?!?
  • Depois que Richard bate no homem que disparou em Bernie, ele diz pra Larry: " Você pode sair agora Rambo". First Blood, o primeiro filme de Rambo, foi também dirigido por Ted KotcheffO jardineiro que aparece na cena (George Kee Cheung) veste um traje semelhante ao que em Rambo usa no segundo filme e ele, o ator, foi o vilão.

Com um orçamento na casa dos 30 milhões de dólares, Weekend at Bernie´s teve uma continuação 4 anos depois. Mas nada comparado ao primeiro, apesar do roteirista ser o mesmo para as duas películas. Considerado um grande hit da sua década, este filme é uma grande sensação de que um final de semana divertido pode ser fundamental para a vida das pessoas. Diversão, festas, aventuras e romance são alguns itens que fazem uma grande e maravilhosa mistura que são as férias. Isso é que era a casa de Bernie, um anfitrião com um pequeno problema: ele está morto. Mas se depender de Larry e Richard, as pessoas nunca saberão, afinal, mesmo morto, Bernie continua muito louco.

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom filme e Boas Férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário