sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Xeque-Mate (Lucky Number Slevin)



Muito tem se falado sobre este dia de hoje: 11/11/11. Muitos dizem que é o fim do mundo, outros dizem que o mesmo trocará a sua total energia e outros tantos dizem que hoje é um dia de sorte. Sorte! Bom, partindo dessa palavra mágica e muito bem vinda é que proponho a vocês esse filmaço: Lucky Number Slevin (2006). Claro que, ao longo do filme, vocês irão perceber que sorte é só no nome mesmo!

Em uma sala de espera de um aeroporto, um homem em uma cadeira de rodas (o sempre presente Bruce Willis) conta uma história sobre uma estranha corrida de cavalos que ocorreu em 1979 e que resultou em mortes de uma família. Em Manhattan, tempos depois, dois bookies e o filho de um chefe da máfia morrem. Um jovem recém-saído do chuveiro (O astro Josh Hartnett) responde a porta para uma vizinha e explica que ele está visitando um amigo, teve uma semana ruim, inclusive sendo assaltado, e não sabe onde seu amigo, que mora lá, está. Dois bandidos chegam eacreditando que o visitante é o cara que mora lá, levam-no para ver o patrão do filho morto, que lhe diz para matar o filho de seu concorrente. Confusão de identidade? Entendeu alguma coisa? Pois pode ver....é o máximo!

Pelo que vocês podem ver, o roteiro escrito por Jason Smilovich é recheado de dúvidas, confusões e pontos desconectados. Mas, como na vida, tudo faz sentido. Bem como as loucas curiosidades desse filme. Vejam:

  • Josh Hartnett morou com o escritor Jason Smilovic e sua namorada em Nova York enquanto o roteiro foi sendo escrito. Smilovic disse que queria que Hartnett usasse a toalha um monte de tempo, porque ele o viu assim umas tantas vezes. Estranho, não??
  • De acordo com o DVD, a reação de Lindsey (Lucy Liu), quando ela caminha na direção de Josh com sua toalha aberta é real. A cena estava no roteiro, mas Josh Hartnett realmente espantou Lucy Liu. Ficou bom...foi pro ar!! De acordo com a própria atriz, esse filme foi o que ela mais se divertiu em cena, de todos!!
  • Quando Lindsay e Slevin estão discutindo sobre os atores que viveram James Bond, eles se referem a Sean Connery como "Scotland Forever". Na vida real, Sean Connery tem uma tatuagem Scotland Forever.
  • A mão de raios-X no escritório do legista é a mão do diretor, Paul McGuigan.

Com um orçamento não muito detalhado (também...o elenco pomposo conta com: Bruce Willis, Josh Hartnett, Ben Kingsley, Morgan Freeman, Lucy Liu) e um faturamento inicial na casa dos 23 milhões de dólares só nos EUA, esta película é uma excelente forma de dizer como um bom roteiro pode dar milhões de caminhos diferentes e no final, todos se cruzarem com maestria e sabedoria. Apesar do dia favorecer à sorte, fui na contramão. Postei um filme que mostra que sorte não acontece de jeito nenhum. A sorte, aliás, é o oposto do enredo. É simplesmente estar na hora errada, no lugar errado, com a pessoa errada. Será?? Bom... se eu disser...aí sim é Xeque-Mate!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário