domingo, 20 de novembro de 2011

Um Tira da Pesada II (Beverly Hills Cop II)

Quem aí não se lembra deste personagem?


Todos conhecem muito bem o ator Eddie Murphy. Porém, quando ele faz esse sinal com as mãos é porque ele está interpretando:


É isso aí! Beverly Hills Cop II (1987) é um dos grandes filmes desse engraçado ator e que hoje, no Dia da Consciência Negra, recebe a nossa homenagem. Escolhi esse filme porque, dos três, é o que eu considero o melhor. Dentre tantos motivos, vale pela música:


Axel Foley retorna a Beverly Hills para ajudar Taggart (John Ashton) e Rosewood (Judge Reinhold)investigar a tentativa de homicídio ao Chefe Bogomil (Ronny Cox)  e a série de "crimes do alfabeto" associados a ele. E é aí que começam as palhaçadas e artimanhas do melhor policial de Beverly Hills, quer dizer, do melhor policial QUE NÃO É de Beverly Hills. As curiosidades desse filme são tantas, que precisei selecionar as principais. Vamos a elas:

  • Billy Rosewood tem cartazes em seu apartamento de Rambo: First Blood Part II e Cobraambos estrelados por Sylvester Stallone. A então esposa de Stallone Brigitte Nielsen aparece no filme como Karla Fry e Stallone era a escolha original para o papel principal. Na verdade, quando Stallone foi assinado para estrelar em Beverly Hills Cop, ele fez um polimento no script para que se concentrasse mais na ação e tirou o elemento cômico. Ele mudou o nome da personagem principal de "Axel Foley" para "Axel Cobretti". Quando ele finalmente saiu da Beverly Hills Cop, ele usou o nome do personagem e certos elementos do script para Cobra.
  • O caminhão de cimento que Billy dirige tem uma etiqueta dizendo DS / JB Construction Company. DS e JB representam os produtores do filme, Don Simpson e Jerry Bruckheimer.
  • A Paramount originalmente queria produzir uma série de TV sobre esse filme, após o sucesso do primeiro, mas Eddie Murphy não queria voltar para a TV, para que um filme foi feito em seu lugar. Boa escolha, não!?
  • Produtores Don Simpson e Jerry Bruckheimer contrataram Tony Scott para dirigir por causa do bom trabalho que ele fez em Top Gun.
  • Na cena no apartamento de Billy, onde ambos Axel e Billy cantam o tema de "The Dating Game", o canto foi improvisado por Eddie Murphy e Judge Reinhold. Ficou bom....foi ao ar!!
  • Menos 1 hora 42 minutos, o mais curto tempo de filme de todos os filmes sobre tiras de Beverly Hills até agora.
  • Pouco antes do tiroteio final, Rosewood é visto com um arsenal de armas em seu carro. Esta é uma homenagem ao co-produtor Don Simpson. De acordo com Judge Reinhold, ele recorda que a primeira vez que ele conheceu Simpson, o produtor mostrou sua coleção de armas no porta-malas de seu carro.

Curiosidades assim só podem gerar um faturamento monstruoso. Com orçamento de 28 milhões, sendo que 8 milhões foi somente o salário de Eddie Murphy, este mega filme faturou no mundo todo 300 milhões de dólares. É claro que as tiradas super criativas do protagonista valem a pena para você ver nesse filme. Como ele consegue inventar tanta coisa engraçada em pouco tempo? Vale também para ver a metralhadora falante que é Axel Foley e o seu jeitinho para consertar as coisas e sair ganhando em tudo. Mas, principalmente, vale a pena ver o filme para entender como ser solidário é bom. E aí, não se perdem os limites da bondade e da amizade. Isto chega a tal ponto que o personagem sai do seu trabalho para ajudar dois amigos a fazer justiça pelo crime que quase matou um outro bom amigo. Fazer o bem ao próximo, independentemente da classe social ou da sua cor. Isso é que vale a pena, afinal, The heat is on!

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom Filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário