domingo, 12 de junho de 2011

O Fugitivo (The Fugitive)


É dia dos namorados. Teoricamente, deveria postar aqui um filme romântico, carinhoso, que exale em todos os frames o amor puro e simples. Masssss, não! A ideia aqui é justamente o contrário. Na semana em que se descobriu que o Exaltasamba pediu as contas, nada mais justo do que prestar uma homenagem cinematográfica para esse grupo de pagode que conquistou milhões de fãs. Então, se a moda agora é dar uma fugidinha, nada melhor do que com Harrison Ford em O Fugitivo (1993).


O rei da fugidinha traz um filme que é uma mistura de ação, suspense e crime e que foi lançado no dia 06 de Agosto de 1993. Vamos então fugir para as curiosidades desse show de roteiro:




  • Na cena em que Kimble, personagem de Ford, pula do trem, realmente houve uma colisão de trens. Claro, o pulo do gato de Kimble foi uma sobreposição de imagens.
  • Ford realmente machucou alguns ligamentos da perna durante as filmagens da corrida na floresta. No entanto, ele se recusou a fazer a cirurgia antes da cenas serem completadas. Desse modo, ele realmente mancou durante a corrida. Isso é que é sacrifício em nome da arte!
  • Na série O Fugitivo, Dr. Kimble era interpretado pelo ator David Jansenn, em 1963. Sua mãe aparece no filme, na cena do tribunal, onde mostra a mulher de Kimble ligando para o 911 e também quando ele é declarado culpado. Berniece Jansenn aparece sussurrando com uma mulher. 
  • Segundo os produtores, na cena em que Kimble diz a Samuel Gerard, interpretado por Tommy Lee Jones, que ele não matou a sua mulher, a fala original de Gerard seria "Isso não é problema meu". Porém, o ator mudou para "Eu não ligo". 
  • Os créditos duram 14 minutos no filme. Extensos, não!?!?
  • A cena em que mostra uma foto de Ford no álbum de formatura de medicina é mesmo do álbum de Ford. Ele quase se formou em 1964. 
  • As filmagens começaram antes do roteiro ser finalizado. 
  • Kevin Costner foi pensado para fazer o papel de Kimble. A idéia inicial da produção era para Alec Baldwin. Porém, ele desistiu. Já para o papel de Gerard, Jon Voight e Gene Hackman foram considerados. 
  • A cena em que a polícia de Chicago interroga Kimble foi toda improvisada. 
  • Na cena da parada de St. Patrick, aparece um negro bem sorridente de chapéu. Ele é Senador Júnior de Illinois, que agora ocupa a vaga do então presidente, Barack Obama. Essa cena alias, não estava no roteiro. O diretor Andrew Davis resolveu colocá-la pois é de Chicago. 
  • A Dra. Kathy realmente era pra ser um amor de Kimble. Porém, os produtores acharam muito pesado o personagem de Ford se envolver com outra mulher durante a investigação do assassinato de sua esposa. Por isso que ele seria o rei da fugidinha!
  • A ponta de Julianne Moore no filme fez com que ela conseguisse uma entrevista com Steven Spielberg, que resultaria na sua participação em Jurassic Park, 4 anos depois. Originalmente, sua participação deveria ser maior. Kimble deveria procurá-la após a Dra. ter dedurado ele e consequentemente ele iria se apaixonar por ela (outra???). Porém, ela foi cortada. Tanto é que o nome da atriz é considerado como principal. 
  • A cena da perseguição do helicóptero demorou o dobro do que o imaginado. Como foi difícil, precisou ser editada 97 vezes!!!!
  • O filme foi rodado em apenas 73 dias. 
  • Harrison Ford ganhou 10 milhões num orçamento estimado em 40 milhões. Coisa pouca para a produção, pois, afinal, o filme faturou cerca de 354 milhões no mundo todo. 

Muito bem galera. Essas foram algumas curiosidades do filme que tem uma das melhores trilhas sonoras que já escutei. O que nos resta é fugir e ver esse filme novamente!

O Blog é amador mas as curiosidades são cinematográficas.

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário