quarta-feira, 8 de junho de 2011

De Volta Para o Futuro (Back To The Future)



Como o próprio nome sugere, então, estamos de volta para as postagens. E de volta com um verdadeiro clássico dos anos 80. Uma trilogia que ecoa até os tempos atuais (haja vista que os atores refizeram no ano passado, quando primeiro filme completou 25 anos, o trailer). Quem não curtiu as peripécias de Marty Mcfly e Doc Brown viajando no tempo para consertar as coisas do futuro? Seria esse filme uma espécie de Teaser para o Efeito Borboleta??


O que importa é que, como um verdadeiro blockbuster merece, De Volta para o Futuro (1985) é repleto de curiosidades cinematográficas. Sem mais delongas, vamos "viajar" nelas:




  • Michael J. Fox foi sempre o número 1 na lista do diretor, Robert Zemeckis. Na época, Fox fazia um seriado na TV Americana chamado Family Ties. Na época, a atriz principal, Meredith Baxter estava grávida e por conta disso, Fox ficou com muito trabalho do que o usual na série. Como conseqüência, os produtores chamaram Eric Stolz (que participou de Efeito Borboleta) para fazer o papel de Mcfly. Ele durou apenas 1 mês. Ambos perceberam que não havia conexão. Concomitante a isso, a atriz da série de Fox voltou após o trabalho de parto. Sendo assim, os diretores da série permitiram Fox para trabalhar no filme com a condição de que ele não podia faltar um dia de capítulos. Como os horários eram muito grandes, restou a Fox filmar De Volta para o Futuro durante a noite!!! Era de 18:00 as 06:00 gravando, com as cenas de dia sendo filmadas no final de semana. Isso é que é trabalho árduo!!!
  • Na música Johnny Be Good, interpretada por Fox no filme, quem canta é Mark Campbell. Quem se enganou achando que Michael cantava...bem vindo ao clube! Nos créditos, Mark é colocado como o nome do personagem de Fox, Marty Mcfly.
  • Em algumas cenas, Fox realmente fazia as acrobacias de skate. Ele aprendeu alguns movimentos durante a escola. Isso é para aprender que na escola a gente aprende muiiita coisa!
  • Foi o filme que mais faturou no ano de 1985, cerca de 350 milhões de dólares. 
  • Michael é apenas 10 dias mais novo do que a sua mãe no filme, a atriz Lea Thompson e quase 03 anos mais velho do que o seu pai no filme, o ator Crispin Glover. 
  • A idéia inicial da máquina do tempo era de um aparelho de laser que era preso em cima de um refrigerador. Porém, Steven Spielberg não gostava da idéia de crianças subindo em geladeiras. Somente no terceiro desenho  é que a máquina do tempo foi enfim, o DeLorean, que foi escolhido pela sua aparência e, claro, pelas portas que abriam para cima!
  • Na cena em que Fox bate repetidas vezes com a cabeça na porta para que ela abra nunca foi escrita. A porta realmente travava!! Ficou perfeito....entrou em cena! Puro improviso!
  • Uma cena que não foi ar: Mcfly em 1955 observando a sua mãe na sala de aula pescando numa prova! 
  • O diretor tentou vender o filme para a Disney. Porém, eles recusaram por acharem muito arriscado um filme em que uma mãe se apaixona pelo seu filho. Que falta de visão!
  • A música tema do filme, de Alan Silvestri necessitou de 85 músicos. Foi a maior até agora. Podemos ouvi-lá aqui: http://www.youtube.com/watch?v=vCgeRv36lMM. Também, tantos músicos mereceram destaque. São 18 minutos do filme com essa música tocando. 
  • Primeiro filme de Billy Zane. Ele interpretou um comparsa de Biff. Mais tarde, ele seria reconhecido pelo papel do vilão no filme Titanic.
  • Quando a atriz Claudia Wells (com quem Fox namorou um tempo), que interpretou a namorada de Mcfly foi temporariamente afastada, cogitaram colocar no lugar dela a atriz Melora Hardin. Infelizmente não deu para ela! Para seu azar, ela era mais alta do que Fox. (Isso não é difícil de acontecer. Ele mede 1,64!!!). Infelizmente, Claudia não pode fazer a seqüencia dos filmes porque sua mãe foi diagnosticada com câncer. 
  • Jeff Goldblum  foi considerado para fazer o papel de Doc Brown. 
  • Somente 32 efeitos especiais foram usados no filme inteiro!!!
  • Nessa época, com 24 anos, Michael J. Fox trabalhava normalmente. 6 anos depois, quando fazia Dr. Hollywood, ele notou que seu dedo mexia sem ele controlar. Era o Parkinson aparecendo na sua vida. 
  • No comecinho do filme, quando Mcfly é julgado pela sua má atuação na apresentação de sua banda, o jurado que levanta e diz que a música é muito alta é nada mais nada menos do que Huey Lewis, o cantor da música tema do filme e que já ouvimos no comercial de um carro da Ford. Pra quem não associou, segue a música: http://www.youtube.com/watch?v=kOu8x1gqW3c.

Um filmaço desse merecia curiosidades tão boas quanto essas. Agora é voar pra assistir, pois, como diz o Doc Brown no filme: "Pra onde vamos, não precisamos de estradas".

O Blog é amador, mas as curiosidades são cinematográficas!

Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário